202404192301

Notícias

Cursos de Economia e Ciências Contábeis da Uniara promovem palestras online na 22ª FEC

Publicado em: 16/09/2021

Os cursos de Economia e Ciências Contábeis da Universidade de Araraquara – Uniara promovem duas palestras, online e gratuitas, nos dias 22 e 23 de setembro, a partir das 19h10, com transmissão pelo YouTube. Para receberem os links de acesso, os interessados devem se inscrever até o dia 21 no endereço www.uniara.com.br/eventos/semana-cursos-economia-cc. As atividades fazem parte da programação da 22ª Feira dos Cursos – FEC da Uniara, que será realizada no formato online entre os dias 20 e 24.

A primeira palestra, intitulada “Perspectivas do setor de energia elétrica no Brasil e a importância do mercado financeiro para a concretização de novos investimentos nesse setor”, será ministrada pela economista e analista de investimentos do setor elétrico na B3, Ana Beatriz Vieira de Matos.

“A intenção é mostrar a capacidade que o profissional da área tem de atuar em diversos setores. No caso, teremos uma economista que é analista do setor elétrico, e que faz um conjunto de diagnósticos e sugestões. Também é importante em relação a relatórios produzidos, que acabam direcionando as decisões dos investidores, fundamentais para qualquer setor da economia. Assim, a ideia é mostrar o quanto o economista é importante e flexível, com capacidade de análise e de propor soluções”, explica o coordenador da graduação de Economia, Ademil Lúcio Lopes.

Ele destaca que o tema da palestra “traz um assunto sobre o setor que, hoje, está nos jornais: sem energia elétrica, não há atividade econômica”. “Se um trabalhador está em home office, por exemplo, é porque tem energia, e as empresas só conseguem exercer suas atividades devido a ela, que está em risco no Brasil. Temos uma crise hídrica que obviamente dificulta a produção de energia elétrica e, assim, é preciso encontrar alternativas, porém, elas também já estão no limite. Dessa forma, é importante ter uma profissional que atua nesse setor para dar um diagnóstico sobre o que está acontecendo e o que o mercado espera em relação a isso”, comenta.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, Ricardo Bonotto, reforça que “a ideia é tentar criar alguma perspectiva em relação à energia elétrica”. “O problema do setor energético brasileiro é muito grave, com falta de infraestrutura e questões climáticas. Isso afetará muito o país daqui em diante, principalmente se tivermos uma retomada do crescimento econômico, visto que o ‘pesado’ da energia elétrica é consumido pela indústria. Atualmente, se tentarmos esse crescimento industrial muito forte, não conseguiremos, por não ser possível atender a demanda de energia elétrica. Assim, a ideia é abordar as alternativas”, diz.

“Como elaborar uma boa carteira de investimentos?” é o tema da palestra do dia 23, que será ministrada pelo economista, agente de investimentos e administrador da Pró Trader C.P. Ltda., Rafael Fonte Piccioneri.

Lopes destaca que o convidado é egresso de Economia e corretor em Araraquara. “Percebo que os alunos dos cursos das áreas de negócios têm muito interesse na questão do mercado financeiro, como as aplicações. Assim, o Rafael irá pincelar um quadro sobre quem atua na gestão das poupanças privadas, e quais são as variáveis levadas em consideração para a montagem de uma carteira de investimentos a partir dos diferentes perfis de poupadores que existem”, detalha.

Na visão do coordenador, também é preciso levar em consideração a situação econômica e o objetivo das pessoas. “Será muito interessante a palestra porque, até em função da pandemia de coronavírus – Covid-19 e da situação pela qual estamos passando, vejo as pessoas muito mais preocupadas com o futuro, em relação a terem poupança ou reserva, para uma situação econômica mais confortável. Então é preciso saber gerir os recursos, principalmente a poupança. Essa questão da educação financeira é um tema fundamental, principalmente hoje em dia”, salienta Lopes.

Bonotto acrescenta que a palestra de Piccioneri mostrará “a importância do mercado financeiro para novos investimentos”. “Há, na verdade, uma mudança de roupagem. Hoje, não se pode mais deixar o dinheiro na poupança ou em uma renda fixa, visto que, na realidade, o indivíduo está perdendo dinheiro. A construção do cenário de investimentos está mudando, e isso será abordado – o que pode ser feito para investir na bolsa, no tesouro nacional etc.”, finaliza.

Informações sobre os cursos de Economia e Ciências Contábeis da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre a 22ª FEC da instituição estão disponíveis no site www.uniara.com.br/fec.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI