202404251130

Notícias

Aluno de Arquitetura da Uniara pesquisa obras do engenheiro italiano Augusto Bignardi em Araraquara

Publicado em: 14/09/2021

O estudante do sexto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriel Augusto de Campos, foi contemplado com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da universidade por sua pesquisa, intitulada “Augusto Bignardi – o engenheiro imigrante italiano em Araraquara” e orientada pela professora Maisa Fonseca de Almeida.

“Durante o início do século XX, a cidade de Araraquara foi caracterizada pela economia da produção de café, e verificou-se um rápido aumento no crescimento econômico e populacional com a chegada de muitos imigrantes, entre eles, um número significativo de italianos, e por um processo de renovação estética arquitetônica e urbana da cidade. Nesse intenso processo de modernização e crescimento populacional, os profissionais e as empresas de construção assumiram um papel fundamental nos projetos e execução de obras da construção civil”, contextualiza Campos.

Ele conta que, nesse cenário, a pesquisa busca investigar a trajetória profissional e a produção arquitetônica de Augusto Bignardi, “engenheiro italiano e diretor da Repartição de Obras Públicas da Prefeitura Municipal de Araraquara, com notória atuação na construção civil local e obras de moradias, destacando-se o projeto do Grande Hotel Glória”. “Os métodos fundamentam-se na pesquisa bibliográfica sobre a produção de Araraquara e suas reformas urbanísticas realizadas nesse período, e na análise de documentação de projetos de sua autoria, aprovados pela Prefeitura Municipal, além de visita a algumas de suas obras”, detalha.

A pesquisa, de acordo com Campos, é inovadora e busca valorizar a atuação de Bignardi. “A partir do levantamento das obras será possível mapear algumas delas no município, auxiliando no conhecimento e na elaboração de políticas de preservação do patrimônio da cidade”, destaca.

Maisa finaliza dizendo que “a trajetória da atuação profissional dos construtores do início do século XX é um tema de grande relevância para a cidade, buscando valorizar esses profissionais e sua atuação”.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI