202403290559

Notícias

Aluno de Biologia da Uniara tem bolsa renovada por estudo sobre o projeto Parceiros da Escola

Publicado em: 10/09/2021

O aluno do terceiro ano do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Matheus Heiderich Moreno, teve sua bolsa renovada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da universidade, pelo estudo “Projeto Parceiros da Escola: a participação de educadores e graduandos do curso de Ciências Biológicas”, orientado pela professora Maria Betanea Platzer.

“A pesquisa, que está em desenvolvimento, visa a investigar como educadores e alunos universitários que atuam no projeto Parceiros da Escola compreendem as atividades que nele desenvolvem, desde planejamento na universidade até ações desenvolvidas diretamente com os alunos da educação básica. A renovação da bolsa é algo muito favorável, visto que haverá melhores condições para avançar nas discussões propostas”, comenta Moreno.

Ele detalha que o Parceiros da Escola envolve uma parceria entre a universidade e a educação básica, “promovendo atividades centradas em questões sobre o meio ambiente”, e que os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista semiestruturada, com coordenação, docentes e estudantes do curso de Biologia e que integram o projeto.

Maria Betanea acrescenta que, “na condição de atuantes no ensino superior - coordenação, corpo docente, equipe técnica e corpo discente -, temos estreitado relação com a educação básica por meio de ações, entre elas, do Parceiros da Escola, cujo objetivo central é trabalhar questões do meio ambiente, visando à sustentabilidade e à conscientização de crianças e jovens acerca da referida temática”.

Como proposta para essa nova etapa da pesquisa, segundo ela, as análises dos dados coletados serão intensificadas “e um material didático será organizado como possibilidade de ser utilizado pelos universitários - profissionais e alunos - e pelos professores e alunos da educação básica acerca de discussões teóricas e orientações para a realização de atividades favoráveis ao meio ambiente, em uma perspectiva crítica e sustentável”.

Moreno lembra que seu estudo integra uma pesquisa mais ampla sobre o Parceiros da Escola que, de acordo com ele, envolve a participação da coordenadora da graduação, Tereza Kazuko Muraoka, de Maria Betanea, da professora Flávia Cristina Sossae, dos técnicos de laboratório, Eduardo Donato Alves e Cesar Augusto Feliciano, e de alunos do curso. “Agradeço a toda a equipe do projeto pela partilha de experiências e conhecimentos”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI