202404240612

Notícias

Aluna de MBA em Gestão de Projetos da Uniara tem estudo aceito para publicação nos anais do SIMPEP

Publicado em: 03/09/2021

A aluna do curso a distância de MBA em Gestão de Projetos da Universidade de Araraquara – Uniara, Geovana Gorni, teve um trabalho aceito para publicação, em formato de artigo, nos anais do XXVIII Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP, que será realizado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp, campus Bauru, entre os dias 10 e 12 de novembro. O estudo é orientado pela professora Janaina Aparecida Alves Scaliza.

“O tema é ‘Construção de praças-hortas na cidade de Araraquara: planejamento com ênfase nas práticas do PMBOK’. Trata-se de um estudo sobre a possível implementação da agricultura natural em algumas praças utilizadas de forma inadequada no município. A partir de observações e pesquisas, encontrou-se um desvio entre a função social que uma praça deve cumprir, baseada na promoção de lazer, qualidade de vida e como uma forma de sociabilidade, e o que realmente tem sido aplicado pelos órgãos públicos para a comunidade”, contextualiza Geovana.

Ela detalha que foram analisados definições, métodos e princípios de área de conhecimento que abordam a agricultura natural, “bem como os recursos para a implementação das hortas nas praças”. “Portanto, foram identificadas e analisadas referências bibliográficas de autores, filósofos e idealizadores da causa, que se dedicaram aos estudos aprofundados sobre cultivo e disseminação da prática da agricultura natural”, relata.

Os resultados apontaram, de acordo com a estudante, que a problemática das praças que não cumprem seu real papel social é algo constante. “Sempre haverá uma praça esquecida pelo poder público e, mesmo que algumas ainda tenham suas manutenções em dia, essa ação acaba passada para trás diante de outras, geralmente em relação às praças alocadas em locais mais periféricos da cidade”, comenta Geovana.

Nesse contexto, “a proposta de criação de um projeto que cuide desses lugares públicos esquecidos é uma das soluções, por promover vantagens à população dessas regiões”. “Com a ideia de implantar hortas nas praças sem manutenção, são resolvidas questões como tornar a praça um ambiente mais agradável, a inclusão dos indivíduos do bairro nos projetos da cidade, a conscientização sobre o meio ambiente e a alimentação saudável, entre outras”, destaca a aluna.

Janaina menciona que, em seu trabalho, Geovana “utilizou os conceitos do Project Management Body of Knowledge - PMBOK, considerado a ‘bíblia’ de gestão de projetos para uma ideia relevante em relação à sustentabilidade, em seus três aspectos: ambiental, social e econômico, com implicações acadêmicas e práticas”.

Para a coordenadora do curso a distância de MBA em Gestão de Projetos, Paula Roberta Velho, “é extremamente gratificante ver um trabalho bem desenvolvido ganhando espaço em um simpósio como o SIMPEP”. “Nossos cursos na modalidade a distância têm produzido trabalhos de alto nível. Ver nossos alunos adquirirem o interesse pela pesquisa e colocarem em prática os ensinamentos adquiridos nos módulos teóricos nos proporciona a sensação de que estamos no caminho certo. Meus agradecimentos à aluna Geovana e ao trabalho impecável da orientadora Janaina”, finaliza.

Informações sobre a graduação da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ead ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o XXVIII SIMPEP estão disponíveis no site www.simpep.feb.unesp.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI