202403291028

Notícias

Artigo de ex-aluna de Mestrado em Odontologia da Uniara é aceito para publicação em periódico de alto fator de impacto

Publicado em: 19/08/2021

Um artigo oriundo de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação – PPG em Ciências Odontológicas da Universidade de Araraquara – Uniara foi aceito para ser publicado na International Journal of Periodontics & Restorative Dentistry – IJPRD. O estudo, que tem como autora principal Thaiz Zatta da Silva, foi orientado pela professora Thallita Pereira Queiroz, que menciona que o periódico tem alto fator de impacto.

A pesquisa é intitulada “Evaluation of hyaluronic and acid injection effectiveness for interdental papillae recovery on esthetic areas: a randomized clinical trial”. “Aborda o uso do ácido hialurônico, que é um preenchedor usado na área estética desde 2010, mas sem evidência científica – somente com evidências clínicas – para a aplicação na papila do paciente quando ela não preenche todo o espaço, ou seja, é deficiente do ponto de vista vertical, e então, aparece o ‘triângulo negro’, que chamamos de ‘black space’, e que interfere esteticamente no sorriso”, explica Thallita.

Ela conta que, em um estudo de 2010, foram descritas três aplicações de ácido hialurônico na papila, com intervalo de três a quatro semanas entre cada aplicação. “A papila apresenta um resultado de alongamento, como se estivesse crescendo, mas isso é pelo estímulo que o ácido hialurônico promove para as células do próprio organismo formarem um novo tecido naquela área. É um tratamento pouco invasivo, não tão oneroso, e que produz resultados muito satisfatórios”, destaca.

Como havia, de acordo com a docente, “uma lacuna na literatura, em termos de ciências – só havia relatos de casos clínicos -, nós nos propusemos a desenvolver um estudo clínico, em 2016, controlado e científico”. “Desenvolvemos um dispositivo, que foi depositado para patente, para padronização das fotografias da papila do paciente nos diferentes momentos – fotografa-se antes e após a primeira, segunda e terceira aplicações. Também tivemos publicações de um dos casos clínicos desse artigo em outra revista importante. Conseguimos publicar uma revisão sistemática, que foi dissertação de mestrado de outra orientada nossa, Ana Carolina Ficho, também sobre o mesmo tema, e agora vem a consagração com a publicação da pesquisa na íntegra propriamente dita”, comemora Thallita.

A linha de pesquisa é promissora e importante, e ainda há a necessidade de muitas respostas na literatura, “uma lacuna para ser preenchida”, segundo a professora. “Portanto, continuamos com essa linha, com mais duas orientadas minhas do mestrado, corrigindo alguns vieses metodológicos que ficaram em relação ao primeiro estudo. Nós aprimoramos esse dispositivo de padronização fotográfica, estamos realizando o escaneamento tridimensional da papila, com a ajuda do coordenador do PPG, Rogerio Margonar, e estamos muito felizes com esse resultado positivo e o aceite de publicação em uma revista que tem um excelente fator de impacto”, finaliza Thallita.

Além dela e de Thaiz, o artigo também tem como coautores Margonar, os docentes do Programa, Pâmela Leticia Santos (coorientadora do estudo) e Rafael Faeda, e a egressa do curso de Odontologia e do Mestrado da Uniara, Aline Oliveira.

Informações sobre o PPG em Ciências Odontológicas da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7408, pelo WhatsApp (16) 98105-3530 ou pelo e-mail mestradoodontologia@uniara.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI