202404270138

Notícias

Docente de Biologia da Uniara é um dos coautores de artigo publicado em periódico internacional

Publicado em: 05/07/2021

O professor do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriano Marques Gonçalves, é o autor correspondente de um artigo publicado no periódico internacional “Acta Scientific Microbiology”. O conteúdo, que tem como autora principal Gabriella Cavazzini Pavarina, pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/2TwHUvw.

O artigo é intitulado “Diversity of Glycoside Hydrolase 10 Family Xylanases Found in Rumen Metagenome and Selection of Sequences with Biotechnological Potential”. “O estudo investiga a diversidade de um grupo de xilanases presentes no rúmen de gado nelore. Essas enzimas auxiliam na degradação da hemicelulose, um dos polímeros que compõem a parede celular das células vegetais, ou seja, a presença de xilanases no rúmen do gado possibilita a digestão das gramíneas”, contextualiza Gonçalves, que atuou na supervisão do trabalho.

Ele conta que, além de investigar essa diversidade, “propusemos uma metodologia utilizando a bioinformática, para escolher enzimas com potencial de serem estudadas e utilizadas em processos biotecnológicos, como na produção de papel e etanol de segunda geração”. “Em nosso estudo, identificamos 38 xilanases da família GH10, e 25 delas possuem boas características para serem investigadas quanto ao seu potencial uso. Sendo assim, identificamos, por meio de análises computacionais, diversas moléculas com potencial de estudo e aplicação para degradação de hemicelulose, e propusemos uma sequência metodológica para auxiliar pesquisadores e pesquisadoras na prospecção de enzimas provenientes de análises metagenômicas”, explica.

A pesquisa é importante, segundo o docente, para auxiliar na busca de novas enzimas com potencial de aplicação biotecnológica. “Além disso, identificamos várias xilanases que, após serem estudadas, possuem um bom potencial de aplicação em processos como produção de papel e de etanol de segunda geração. O trabalho foi realizado em parceria com a Unesp de Jaboticabal, com docentes do departamento de Tecnologia e seus alunos e ex-alunos de pós-graduação”, finaliza Gonçalves.

Além dede e de Gabriella, os outros autores do artigo são Natália Sarmanho Monteiro Lima, Claudio Damasceno Pavani, Eliana Gertrudes de Macedo Lemos e João Martins Pizauro Junior.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI