202404200706

Notícias

Clínica de Fisioterapia da Uniara atende pacientes que tiveram Covid-19

Publicado em: 08/06/2021

Com serviços sempre gratuitos, a Clínica de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara tem atendido pacientes que tiveram Covid-19. Até o momento, foram cerca de 250 atendimentos, somando-se as sessões semanais dos pacientes, de acordo com a recepcionista da Clínica, Vanessa de Fátima Grifoni.

“Começamos os atendimentos em dezembro de 2020, quando o primeiro paciente nos procurou. Os outros vieram este ano. Ao todo, atendemos 21, dos quais quatro já tiveram alta. Eles vêm encaminhados por postos e unidades de saúde, pela Santa Casa e mesmo pelo Ambulatório Médico de Especialidades – AME de Américo Brasiliense e, ao chegarem, têm prioridade devido ao caráter de urgência”, explica Vanessa.

O professor do curso de Fisioterapia da Uniara, Luiz Gustavo Pozzi, que atua na Clínica, conta que os pacientes encaminhados para o serviço normalmente necessitaram de um tempo de hospitalização “e, portanto, apresentarão uma diminuição de força muscular e de capacidade pulmonar”. “A intensidade dos sintomas pode ser relacionada ao tempo de internação e à gravidade da doença, mas em geral, esses sintomas são fadiga, fraqueza muscular, dispneia ao esforço e dores articulares e musculares”, relata.

Para a reabilitação, ele menciona que são realizados diferentes exercícios. “Há os de condicionamento cardiorrespiratório, compostos por caminhada, bicicleta ergométrica e/ou esteira ergométrica; os de fortalecimento muscular, realizados com halteres ou até mesmo com o próprio peso corporal, e os exercícios respiratórios, que abrangem treinamento muscular respiratório, reeducação do padrão respiratório e aqueles para melhorar a capacidade pulmonar”, detalha.

Pozzi ressalta que os exercícios são prescritos mediante uma avaliação cardiorrespiratória, e aplicados de acordo com a capacidade individual. “Ainda, os pacientes têm seus sinais vitais monitorados, evitando intercorrências associadas ao esforço. São atendimentos com duração de aproximadamente sessenta minutos, de duas a cinco vezes por semana, e envolvem uma etapa inicial com aquecimento, seguida de exercícios voltados para a reabilitação propriamente dita, e a finalização com o desaquecimento. À medida em que apresentam melhora, os dias de atendimento são reduzidos, possibilitando a abertura de vaga para novos pacientes”, explica.

Por sua vez, para que o paciente tenha alta, o docente comenta que é usada como parâmetro a ausência de queixas relacionadas às sequelas da Covid-19. “Cabe ressaltar que, embora sejam encaminhados para tratamento dessas sequelas, muitos apresentam doenças prévias que acabam prolongando o período de tratamento”, esclarece.

Vanessa lembra que, para serem atendidos, todos os pacientes devem apresentar encaminhamento médico. “A Clínica respeita os protocolos de biossegurança vigentes das autoridades sanitárias e, portanto, está momentaneamente atendendo com restrições, para que não haja aglomeração”, finaliza.

A Clínica de Fisioterapia da Uniara está localizada na avenida Dom Pedro II, 614, no Centro. Informações sobre os atendimentos podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7235.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI