202404192150

Notícias

Mestrandos de Engenharia de Produção da Uniara têm artigo publicado no e-book Gestão e Produção em Foco

Publicado em: 25/05/2021

Os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara – Uniara, Aline dos Reis Cordeiro e Marcelo Uchôa, são os autores do artigo “A utilização do AHP como ferramenta de apoio na tomada de decisão na área da educação: uma revisão de literatura”, publicado no o e-book “Gestão e Produção em Foco”. O conteúdo da pesquisa, orientada pela professora Ethel Cristina Chiari da Silva, pode ser visualizado no link https://bit.ly/3bT0CTV.

“Tive uma disciplina no mestrado chamada ‘Análise de Decisões’, que aborda o assunto ‘Análise Hierárquica de Priorização - AHP’. Foi com base no aprendizado dessa disciplina que o artigo foi escrito e, após sua publicação, em 2020, no ‘XXVII Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP’, da Unesp de Bauru, a editora Poisson entrou em contato e fez um convite para que esse artigo fosse um capítulo de livro do e-book”, conta Aline, a autora principal, em nome da dupla.

Ela explica que a AHP é um método que avalia múltiplas alternativas e indica a melhor entre elas, “em ordem de prioridade, segundo critérios definidos pelo tomador de decisões”. “No caso desse artigo, foi feita uma pesquisa, e cheguei a oito artigos internacionais da aplicação da AHP na área da educação. Neles, foram mostrados os resultados da aplicação desse método, os resultados positivos e todo o conceito e a explicação da AHP”, relata a estudante, que também é ex-aluna do curso de Engenharia de Produção da Uniara, coordenado por Ethel.

A relevância social do projeto está, de acordo com Aline, no fato de que “vemos atualmente muitos estudos de caso, dentre outras técnicas de pesquisa”. “Trabalhos que são revisão de literatura são essenciais para os alunos aprenderem os conceitos e as definições que existem em todo trabalho, independentemente de qual é a técnica de pesquisa utilizada. É obrigatório ter revisão de literatura, e um trabalho como esse ajuda muito os estudantes nesse sentido”, avalia.

Ethel, por sua vez, reforça que o capítulo do e-book tratou da utilização da AHP como ferramenta de apoio na tomada de decisão na área da educação, e apresentou uma revisão da literatura. “O trabalho contribuiu especialmente para que a Aline se aprofundasse nas questões ligadas à educação, visto que, além de atuar em empresas do ramo industrial, também iniciou uma carreira docente, sendo esse tema de grande interesse da autora”, finaliza.

Informações sobre o curso e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI