202403290923

Notícias

Professora de Design Digital da Uniara apresenta trabalho no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

Publicado em: 17/05/2021

A professora do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Adeline Gil, irá apresentar um trabalho no “Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação – SBSI”, representando a universidade. O evento, promovido pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, será realizado no formato online entre os dias 7 e 10 de junho.

O trabalho é intitulado “Design Participativo em tecnologias cívicas: Um olhar sobre o processo de design do ‘Cuidando do Meu Bairro’”. “O tema geral do evento é ‘Sistemas de Informação Inteligentes e Onipresentes: novos desafios e oportunidades’, e este ano foram criadas duas ‘Trilhas Emergentes’, sendo uma delas intitulada ‘Design Participativo para Problemas Socio-Urbanos’. É nessa trilha que o nosso artigo - meu e da minha supervisora do pós-doutorado, a professora Gisele Craveiro, do Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da USP-Leste - foi aceito para ser apresentado e publicado”, conta Adeline.

Ela detalha que o projeto “Cuidando do Meu Bairro” é uma plataforma de diálogo com o cidadão sobre orçamento público. “Nesse artigo com foco em design participativo - que vai ser publicado -, abordamos o envolvimento de diferentes atores no processo de design da citada plataforma – exemplo: cidadãos, organizações da sociedade civil, infomediários, poder público etc. Com isso, queremos contribuir com a comunidade de Sistemas de Informação - SI descrevendo esse caso, que é o processo de design do ‘Cuidando’, e promovendo o design participativo, uma abordagem que muda a ênfase da inovação: das tecnologias para as pessoas”, explica.

É importante, segundo Adeline, que pessoas que usarão uma ferramenta possam participar mais ativamente no seu processo de design, “principalmente no caso de tecnologias cívicas, que servem para melhorar a relação entre o povo e o governo, com ferramentas para comunicação, tomada de decisão, prestação de serviços e processo político, como é o caso da plataforma ‘Cuidando do Meu Bairro’”. “Ela dialoga com a temática do uso de sistemas de informação para transparência pública e os desafios da transparência para o público leigo em contabilidade pública. É aí que entram os desafios do design e da avaliação de SI, para promoverem mais abertura e inovação, e melhorarem a governança”, finaliza.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o “SBSI” e a plataforma “Cuidando do Meu Bairro” estão disponíveis, respectivamente, nos sites https://sbsi2021.facom.ufu.br e https://cuidando.vc/2020/1.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI