202404262139

Notícias

Líder do BioPolMat da Uniara é o autor principal de artigo aceito para publicação em periódico internacional

Publicado em: 23/04/2021

O líder do grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, é o autor principal de um artigo aceito para ser publicado no periódico internacional “Frontiers in Materials”. Um resumo do conteúdo, em inglês, pode ser acessado no link https://bit.ly/2RNUTaH.

O artigo é intitulado “Self-supported smart bacterial nanocellulose/phosphotungstic acid nanocomposites for photochromic applications”. “Trata-se da utilização de um material que chamamos de fotocrômico que, quando irradiado com luz ultravioleta, muda de cor e depois, com o oxigênio, vai retornando à cor original”, explica Barud.

Ele destaca que o projeto “seria interessante, por exemplo, como um sensor para controlar a dosagem de radiação ultravioleta, em formato de uma pulseira funcional para crianças”. “Elas ficariam com essa fita no sol e, quando ocorresse a mudança de cor no objeto, indicaria que deveriam sair da exposição solar. Como esse fenômeno da pulseira é reversível, ela poderia ser usada mais de uma vez”, destaca.

O artigo envolve, além da Uniara, pesquisadores de diversas instituições como Unesp, UFJF, PUC-Rio e USP, de acordo com o docente. “É um conteúdo muito completo e tem essa aplicação, que seria a de um papel que muda de cor em função da radiação ultravioleta”, finaliza.

Além de Barud, os outros coautores são Sidney Ribeiro, Molíria Vieira Dos Santos, Cristiano Legnani, Marcelo Nalin, Mônica Alencar, Sergio Toma, Koiti Araki, Assis Benedeti, Indhira Maciel, Benjamin Fragneaud, Celso Molina e Marco Cremona.

Informações sobre o grupo de pesquisa de BioPolMat da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI