202404200731

Notícias

Curso de Publicidade da Uniara disponibiliza podcast sobre marketplace e e-commerce

Publicado em: 16/04/2021

O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de sua revista eletrônica “CMIQuê?”, disponibilizou o podcast “Marketplace. Que bicho é esse?”, produzido pelo professor responsável pela publicação virtual, Gabriel Arroyo, e pela estudante do terceiro ano da graduação, Carolina Faria. Os interessados podem ouvir o “PPCast”, como é chamado, pelo link https://spoti.fi/32lOgi4.

“Falamos sobre a grande explosão que tiveram o e-commerce e o marketplace. Só com a pandemia de coronavírus – Covid-19, essa mudança adiantou o mercado em três a quatro anos, em relação ao marketing digital, o que pegou quase todos de surpresa”, comenta Arroyo.

Ele conta que as grandes redes de lojas têm marketplace. “São grandes marcas - algumas físicas -, que utilizam a credibilidade do seu nome para aumentarem o catálogo de produtos, ou seja, pegam fornecedores e trazem seus produtos para os venderem em suas plataformas, que já estão prontas. Inclusive focamos na campanha de uma dessas empresas, cuja divulgação foi como se fosse convidando esses parceiros comerciais menores a utilizarem essas plataformas”, explica.

Dessa forma, quando é feita uma compra nesses meios, muitas vezes o produto é adquirido no sistema de marketplace, de acordo com o docente, “ou seja, compramos de fornecedores que estão trabalhando para as grandes redes, que não têm esses materiais em seu estoque, mas são elas que eventualmente fazem essa intermediação”. “Padronizam todo o sistema, o que é fantástico para elas, pois ganham uma porcentagem em cima disso, por fazerem toda essa transação”, detalha.

Em relação ao e-commerce, Arroyo cita o caso de Araraquara. “Com o lockdown decretado há algumas semanas na cidade, alguns supermercados não puderam abrir e tiveram que trabalhar com esse recurso, sendo que muitos deles não o tinham, e os que tinham - as grandes redes no interior - não deram conta, pois houve um aumento de 1000% na demanda pelo serviço, e um atraso de até uma semana para conseguirem fazer as entregas”, relata.

Os comércios menores, como quitandas, padarias e até mesmo farmácias tiveram que trabalhar com o WhatsApp, segundo o professor. “No caso da farmácia, ela já lidava com isso, mas teve um volume maior de pedidos, o que aumentou bastante a quantidade de entregadores e acabou gerando emprego, ou ao menos uma fonte de renda informal para quem faz entregas”, aponta.

O marketing de conteúdo também foi abordado no “PPCast”. “Nesse processo digital como um todo, as propagandas mudaram, não existe mais aquela forma em que se sai ‘atirando para todo lado’ e se gera um volume muito grande de divulgação. Hoje, utiliza-se muito, nos meios digitais, o marketing de conteúdo, por meio do qual você coloca as informações de acordo com as preferências do consumidor. Por exemplo, se gosto de fazer trilhas na natureza, pesquiso na internet e vou seguir perfis sobre esse assunto. Automaticamente, por meio de algoritmos, essas informações, quando alguma empresa da área for anunciar, serão direcionadas a mim, e eu vou gostar, pois verei coisas que me interessam, e a chance de compra é muito maior”, destaca.

Todo esse processo de e-commerce e marketplace está muito bem amarrado, segundo Arroyo, que finaliza: “as grandes redes estão se virando muito bem”.

Informações sobre a “CMIQuê?” podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/cmique ou pelo e-mail cmique@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI