202403290210

Notícias

15 de abril: Dia Mundial do Desenhista

Publicado em: 14/04/2021

Nesta quinta-feira, dia 15 de abril, é celebrado o “Dia Mundial do Desenhista”. O designer audiovisual do Núcleo de Ensino a Distância – NEAD e ex-aluno do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Mauricio Vasconcellos, fala sobre a importância da atividade e dá dicas para os iniciantes que querem se aventurar no mundo dos desenhos.

“A vida imita a arte, e a arte imita a vida. Foram mentes criativas que ousaram expor suas ideias por meio das artes, que fizeram com que o mundo girasse, que novas tecnologias pudessem surgir, que a história pudesse ser registrada, que o ser humano de ontem encontrasse um meio de exprimir o que vai no subconsciente, para termos uma base comparativa acerca dos modos como vivemos hoje. Em termos econômicos, arte é um dos únicos pontos imutáveis em nossa rotina que sempre terão valor garantido em investimentos, geração de empregos em incontáveis áreas e a eterna apreciação de uma larga parcela da sociedade”, afirma Vasconcellos.

Em relação a desafios para os desenhistas, ele aponta que, atualmente, existem vários, “e isso depende do objetivo particular de cada um”. “Alguns buscam obter um estilo único e diferenciado para se destacarem em meio aos demais; outros lutam para ganhar a vida com arte, passam suas vidas vendendo obras, crescendo e batendo de frente com outros artistas renomados cuja sombra sempre haverá de parecer maior que a deles. Por outro lado, existe também o artista recluso e simples, uma pessoa que não busca holofotes, não sonha com exposições em seu nome, mas que vê em sua falta de habilidade seu maior desafio a ser superado. Esse é o clássico colecionador de habilidades, alguém que sabe experimentar felicidade simplesmente por se tornar um artista mais completo do que fora no dia anterior”, diz.

Como dica para iniciantes, o designer audiovisual coloca que melhorar o traço é o primeiro passo. “Se tem a mão pesada, desenhe linhas e curvas compridas, sempre controlando o peso da mão para obter traços suaves. Se tem o traço pesado e poluído, desenhe linhas e curvas compridas, evitando o excesso e polindo a técnica para obter um tracejado suave e firme. Não tenha pressa, pois apenas depois de conhecer o que sua mão pode fazer com um lápis e caneta, é que o artista deveria se preocupar em realizar suas primeiras cópias e treinar os olhos para compor volumes. O desenho criativo pode vir a partir daí, com estudos acompanhados por livros de artistas famosos como Andrew Loomis, por exemplo”, recomenda.

Outro ponto mencionado por Vasconcellos é que, “se você é um artista, então seja você mesmo”. “A vida não é uma corrida, e não tem ninguém querendo roubar o seu lugar nesse longo caminho evolutivo. Cada pessoa deve seguir de cabeça erguida e fazer o que gosta, e não o que te forçam a desenhar. Estude e pratique sempre para não enferrujar. Nunca é tarde para começar, uma vez que, enquanto você tiver criatividade e saúde para manusear um lápis, já pode ser considerado um verdadeiro artista. Arte não é sobre nível de habilidade. Arte envolve alegria e a expressão de ideias”, finaliza.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Interessados podem conhecer trabalhos de Vasconcellos pelo Instagram - @aartedemauvasconcellos - ou pelo Facebook - www.facebook.com/aartedemauvasconcellos.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI