202404200518

Notícias

Artigo de alunas de Medicina da Uniara sobre plasma convalescente como alternativa ao tratamento aplicado à Covid-19 é publicado

Publicado em: 15/03/2021

As alunas do quinto módulo do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Isabela Barbosa dos Santos, Julia Rodrigues Vieira Borrasca, Lara de Oliveira Tiera, Larissa Garcia, Marina Guidorizzi Advíncula, Thainá Giachini Segantini e Thaís Marques de Mendonça, tiveram o artigo “Plasma convalescente como alternativa ao tratamento aplicado à Covid-19” publicado na Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM. O conteúdo do estudo, orientado pela professora Bruna Galdorfini Chiari-Andréo, está disponível para acesso e download gratuito no link https://bit.ly/3qNniJX.

“A ideia surgiu em meio à discussão, no início de 2020, a respeito de um tema relevante a ser estudado na iniciação científica dessas alunas. Como estamos em tempos de pandemia, o objetivo era desenvolver algo que pudesse contribuir de alguma forma com profissionais, até mesmo por meio da divulgação de informações”, conta Bruna.

Ela explica que o uso de plasma convalescente, “ou seja, obtido de pacientes que já foram infectados, se recuperaram e, portanto, contam com anticorpos contra o agente causador da doença, não é tema recente”. “Como informa o artigo, em outras situações de infecções que causaram grandes impactos à população, esse recurso também já foi utilizado. Então, nos perguntamos o porquê de não aplicar isso à situação atual”, comenta.

A cada nova busca de informações do grupo, de acordo com a docente, suas integrantes perceberam que seria algo realmente relevante e que já estava sendo estudado e cogitado por renomados grupos de pesquisa. “Foi ainda mais interessante, em um momento em que o artigo já tinha inclusive sido aceito pela ReBraM, quando soubemos do interesse do município de Araraquara em aplicar essa terapia, na tentativa de amenizar os efeitos da doença, que tem afetado a cidade de maneira tão agressiva”, relata.

O esforço das estudantes não se encerra com a publicação do trabalho, segundo Bruna. “Na verdade, ele foi só o início. A intenção é fazer uma coleta de informações, por meio de um questionário que será divulgado pela internet, para verificar o quanto os médicos e enfermeiros, profissionais da saúde que atuam no contato direto com os pacientes, conhecem sobre esse recurso terapêutico. Um projeto está sendo preparado para envio ao Comitê de Ética em Pesquisa da Uniara, visando à aprovação para a condução do estudo”, revela.

A professora finaliza dizendo que a intenção é que, além de viabilizar a coleta dessas informações, os voluntários tenham acesso a um material informativo a respeito do tema, “inclusive com sugestão de leitura desse artigo, que serve como um benefício ao voluntário da pesquisa”.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre a ReBraM estão disponíveis no site http://revistarebram.com.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI