202403290635

Notícias

Nova edição da Revista Brasileira Multidisciplinar é disponibilizada pela Uniara

Publicado em: 12/03/2021

O Núcleo de Produção Científica da Universidade de Araraquara – Uniara disponibilizou mais uma edição da Revista Brasileira Multidisciplinar – ReBraM. O conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/2Otn1i1.

“São 21 artigos, sendo dez originais, uma comunicação breve, seis artigos de revisão da literatura, três de divulgação e uma resenha. Realçando a multidisciplinaridade da revista, esse volume contempla estudos em várias áreas do conhecimento e aborda temas, entre outros, referentes a educação, doença Covid-19, saúde, segurança alimentar, gestão de empresas, recursos hídricos e economia e produção”, contam a editora responsável, Maria Lúcia Ribeiro, a integrante do Comitê Editorial, Bruna Galdorfini Chiari-Andréo, e a analista editorial da publicação, Thatiany Mariano.

Elas relatam que as questões sociais são discutidas e avaliadas “em artigos cujas temáticas vêm sendo fortemente objeto da sociedade, ao analisarem suicídio de idosos, feminicídio, movimentos sociais de moradia, questão de gênero na atuação da mulher na prática da atividade pesqueira e formação de pessoas e saúde mental de pacientes de hanseníase”. “Pode- se observar uma relativa porcentagem dedicada à apresentação, ao levantamento de problemas e às propostas na área da saúde, que pode ser explicada pelos difíceis momentos que atravessamos”, comentam.

O último artigo do periódico, que aborda o legado de Stephen Hawking, é destacado por Maria Lúcia, Bruna e Thatiany. “Apresenta um conteúdo inédito sobre questões que acompanham a história da humanidade, e outras questões emergentes do século XXI”, explicam.


Breve histórico

“A Revista Uniara, primeiro nome da ReBraM, majoritariamente publicava, no início de sua história, assuntos dos pesquisadores das diversas áreas de seus cursos de graduação, direcionando a ideia para o nascer de um espaço para a multidisciplinaridade que, naquele momento, cumpria a preocupação e importância de estudos científicos inter e multidisciplinares, no ambiente acadêmico. Hoje, tendo em vista o significativo aumento no número de artigos recebidos para avaliação pelos pares, proporcionalmente, a porcentagem de artigos da própria instituição assumiu números bastante reduzidos. Cabe aqui destacar que esse movimento de florescente energia acadêmica pela transformação da Revista Uniara possibilitou também o nascimento do Núcleo de Produção Científica da Uniara, que abarca, além da ReBraM, os periódicos ‘Retratos de Assentamentos’ e ‘International Journal of Advances in Medical Biotechnology’”, detalham Maria Lúcia, Bruna e Thatiany.

Elas mencionam que, como resultado de esforços que vêm sendo realizados há anos pela equipe editorial, “podemos destacar a grande abrangência que a revista vem apresentando, o que pode ser mensurado pela filiação dos autores que têm submetido seus artigos”. “Reforça-se ainda que o aumento do número de artigos submetidos à revista tem como consequência o incremento da qualidade dos artigos publicados, o que permite uma seleção ainda mais rigorosa, realizada inicialmente pela equipe editorial, seguida da análise de pareceristas, que são especialistas na área do trabalho a ser avaliado”, finalizam.

Outras informações sobre a ReBraM podem ser obtidas no endereço http://revistarebram.com, pelo telefone (16) 3301-7252 ou pelo e-mail revistauniara@uniara.com.br.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI