202403281802

Notícias

Cuidados dos enfermeiros em relação à pneumonia aspirativa em idosos é tema de TCC de alunas da Uniara

Publicado em: 04/02/2021

Em seu Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, as alunas da graduação de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Stephanie Mara Ribeiro e Maria Gabrielli dos Santos Soares, apresentaram o estudo “Pneumonia aspirativa em idosos: proposta de Sistematização da Assistência de Enfermagem para prevenção e assistência”, sob orientação da professora Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira.

“A pneumonia aspirativa é um problema de saúde considerável, principalmente quando relacionado a pessoas idosas devido a altos índices de morbidade, mortalidade, internações e custos hospitalares. A Sistematização da Assistência de Enfermagem se faz relevante para a prevenção por utilizar métodos para a identificação das situações de saúde/doença, o que auxilia para que a assistência de enfermagem contribua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, e possa também indicar o tipo de cuidado a ser prestado”, explicam as estudantes.

Elas mencionam que, “sendo a pneumonia aspirativa uma intercorrência - doença grave e com grandes taxas de morbimortalidade -, e a Sistematização da Assistência de Enfermagem tendo grande importância para a garantia de uma assistência de qualidade e segurança ao paciente, sabe-se que o seu uso correto facilita a assistência de enfermagem na identificação de fatores de risco, de modo a prevenir e assistir idosos com pneumonia aspirativa e, assim, a diminuir a taxa de ocorrência da patologia e gastos hospitalares”.

O desenvolvimento do TCC, na visão de Stephanie e Maria Gabrielli, “trouxe um outro olhar sobre o campo de pesquisa, o da curiosidade e do saber, o que na enfermagem é extremamente necessário”. “A profissão está sujeita a mudanças, seja em relação a procedimentos, novas pesquisas ou ao código de ética e, com isso, devemos sempre pesquisar e ter interesse em saber mais, em buscar formas para melhorarmos a nossa assistência e melhor atendermos as necessidades de cada pessoa”, apontam.

Ana Tucci, que orientou o estudo, comenta que o TCC se destaca “porque apresenta um plano de cuidados para um assunto que não é muito debatido e divulgado, que é a pneumonia aspirativa em idosos”. “Isso ocorre com muita frequência devido às modificações naturais do envelhecimento e, quando o idoso é hospitalizado, isso se torna mais frequente. Então, muitos enfermeiros ainda não estão despertos para isso ou não tomam os cuidados necessários para que isso não ocorra”, alerta.

A docente acrescenta que, além de lançar uma luz sobre o problema, o trabalho de Stephanie e Maria Gabrielli também oferece uma direção para que os enfermeiros a sigam, em relação aos cuidados, para evitarem a pneumonia aspirativa ou para cuidarem do paciente quando ela ocorre. “Mas o melhor é sempre a prevenção, então, esse é o grande diferencial do TCC, que aborda um assunto muito importante, pelo número de idosos que temos em hospitais e pela frequência com que isso ocorre”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI