202104200427

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Aluno de Engenharia de Produção da Uniara analisa, em TCC, a redução de custos de refugo por meio da metodologia MASP

Publicado em: 02/02/2021

“A redução de custos de refugo por meio da aplicação da metodologia MASP em uma fábrica de sistemas de embreagem no interior do estado de São Paulo” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do estudante da graduação de Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara - Uniara, Ariovaldo Marques de Assumpção Júnior. O estudo, publicado no “IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção – ConBRepro 2020”, foi orientado pela professora Bruna Cristine Scarduelli Pacheco.

A Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP é uma das principais e a mais tradicionais metodologias qualitativas para localização, análise e solução de problemas nas empresas. Apliquei esse método na empresa onde trabalho, uma grande indústria multinacional do ramo de autopeças, para identificar a causa raiz do índice de refugo e de retrabalho de peças”, relata Assumpção Júnior.

Ele conta que a metodologia implantada no processo permitiu localizar e eliminar as causas que impactavam diretamente nos custos com refugo e retrabalho. “Nos primeiros seis meses subsequentes à implementação das ações, os custos com os desperdícios de peças defeituosas foram reduzidos em 95,32% - valores superiores à ordem de R$30.000,00”, destaca.

Bruna comenta que o empenho e a dedicação de Assumpção Júnior foram fundamentais nos resultados do estudo, aplicado em uma indústria da região de Araraquara. “Além do desenvolvimento pessoal e científico, a pesquisa possibilitou ao aluno aliar teoria e prática, o que resultou em melhorias de processo e redução de custos para a indústria, e colaborou para sua competitividade no mercado”, finaliza.

Informações sobre o curso de Engenharia de Produção da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI