[ mostrar mensagem ]
COMUNICADO IMPORTANTE
Terceiros utilizando indevidamente o nome da Uniara para venda de suposto material de auxílio aos estudos
A Universidade de Araraquara - Uniara vem respeitosamente informar que chegou ao conhecimento desta Instituição que terceiros têm se utilizado indevidamente do nome da Uniara para o fim de oferecer material auxiliar de estudos.
A Uniara não mantém nenhuma parceria com terceiros para a finalidade de oferta de material de estudo ou coisa parecida, não tendo sequer autorizado o uso de seu nome para este fim.
Assim, comunica aos alunos que os materiais de estudo vinculados aos seus cursos são indicados pelos professores, coordenações e secretarias aos quais estes estejam vinculados.
Se, eventualmente, você receber algum telefonema ou outra forma de contato nesse sentido, favor apresentar denúncia através do e-mail contato@uniara.com.br.
Cordialmente,
Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro
Reitor - Uniara
[ ocultar ]
Publicado em: 02/02/2021
“A redução de custos de refugo por meio da aplicação da metodologia MASP em uma fábrica de sistemas de embreagem no interior do estado de São Paulo” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do estudante da graduação de Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara - Uniara, Ariovaldo Marques de Assumpção Júnior. O estudo, publicado no “IX Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção – ConBRepro 2020”, foi orientado pela professora Bruna Cristine Scarduelli Pacheco.
A Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP é uma das principais e a mais tradicionais metodologias qualitativas para localização, análise e solução de problemas nas empresas. Apliquei esse método na empresa onde trabalho, uma grande indústria multinacional do ramo de autopeças, para identificar a causa raiz do índice de refugo e de retrabalho de peças”, relata Assumpção Júnior.
Ele conta que a metodologia implantada no processo permitiu localizar e eliminar as causas que impactavam diretamente nos custos com refugo e retrabalho. “Nos primeiros seis meses subsequentes à implementação das ações, os custos com os desperdícios de peças defeituosas foram reduzidos em 95,32% - valores superiores à ordem de R$30.000,00”, destaca.
Bruna comenta que o empenho e a dedicação de Assumpção Júnior foram fundamentais nos resultados do estudo, aplicado em uma indústria da região de Araraquara. “Além do desenvolvimento pessoal e científico, a pesquisa possibilitou ao aluno aliar teoria e prática, o que resultou em melhorias de processo e redução de custos para a indústria, e colaborou para sua competitividade no mercado”, finaliza.
Informações sobre o curso de Engenharia de Produção da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI