202104200321

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Aluno de Engenharia Civil da Uniara desenvolve, como TCC, software educacional para ser usado no ensino acadêmico

Publicado em: 01/02/2021

O estudante do curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriel Antonio Neto, apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o “Desenvolvimento de software educacional para o dimensionamento de vigas e lajes em concreto armado”, orientado pelo coordenador da graduação, José Eduardo Quaresma. O “Orion” está disponível no endereço www.softwareorion.webnode.com.

“O objetivo principal foi desenvolver um software livre para microcomputadores, de fácil compreensão e interface amigável, a fim de resolver numericamente o problema de dimensionamento de vigas e lajes, desde o pré-dimensionamento até as armaduras, longitudinais e estribos, e mostrar graficamente e numericamente o momento fletor e cortante em vigas, tendo como base a norma brasileira NBR 6118-2014”, explica Neto.

Ele menciona que, no programa, implementado na linguagem Java, “o usuário pode escolher entre calcular as reações de apoio ou o momento fletor de uma laje, ou as armaduras de uma viga”. “A janela principal do software é minimalista, de modo que o usuário escolhe o cálculo que será realizado por meio do menu ‘Programas’. Foi desenvolvido um software livre e eficaz no cálculo e dimensionamento no âmbito do concreto armado, com a intenção de auxiliar os alunos na compreensão e aprendizagem dos cálculos estruturais. É importante observar que o software não substitui a teoria das obras de concreto, e seu conhecimento é essencial para o uso e entendimento das etapas de cálculos”, esclarece.

O TCC foi desenvolvido, de acordo com Neto, com o intuito de “contribuir para a comunidade Open-source, a fim de difundir os conhecimentos da engenharia civil e engajar novas pessoas a desenvolverem mais programas para a área, além de contribuir com o aprendizado dos alunos, com a possibilidade de fazerem várias simulações de cálculos em um curto período de tempo, maximizando a aprendizagem”.

Quaresma, que orientou o TCC, aponta que o uso de tecnologias está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e que, na engenharia civil, isso não é diferente. “Para a realização de cálculos simples, avançados ou complexos, é necessário o uso de softwares. Embora grande parte deles esteja localizada no domínio privado, ou seja, de uma empresa ou instituição, é necessário possuir uma licença de distribuição. Na engenharia civil, a variedade de softwares livres com finalidade de estudos na área de estruturas de concreto armado é escassa”, comenta.

O projeto de Neto, segundo o docente, teve como finalidade apresentar a elaboração de um software livre, “exclusivamente como uma ferramenta didática no ensino acadêmico, a fim de despertar o interesse dos estudantes na busca de conhecimento mais detalhado sobre o assunto e, desse modo, tornar a engenharia civil mais atraente e minimizar os desastres causados pela falta de conhecimento por parte dos engenheiros”.

Outros detalhes sobre o “Orion” estão disponíveis pelo e-mail gabriel.antonio292@gmail.com ou pelo Watsapp (16)98193-3813. Informações sobre o curso de Engenharia Civil da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI