202404180836

Notícias

Influência do método canguru no desenvolvimento do recém-nascido é analisado, em estudo, por aluna da Uniara

Publicado em: 27/01/2021

O estudo “Influência do método canguru no desenvolvimento do recém-nascido: revisão de literatura” foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC pela aluna da graduação de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Bruna Lorenn Rios da Silva, sob orientação da professora Amanda Rossi Marques-Camargo.

“O objetivo foi trazer/apresentar fatores e resultados referentes às ações do método canguru como mecanismo influenciador no desenvolvimento do recém-nascido prematuro, analisando também sua influência e sua importância em meio social, que envolve mãe e filho, família e equipe multiprofissional, sendo o enfermeiro o principal responsável nesse processo de cuidado. Assim, o estudo tende a mostrar os benefícios e a eficácia que esse método traz quando aderido de forma adequada e, consequentemente, revela a influência que causa em curto, médio e longo prazos na vida do recém-nascido e sua família de forma geral, mas com enfoque no seu desenvolvimento”, explica Bruna.

Amanda reforça que o trabalho apresenta evidências sobre a influência da prática do método canguru no desenvolvimento de prematuros. “O método é uma estimulação para o bebê em diversos pontos, como criação de vínculo mãe-filho, estabilização térmica, aleitamento materno precoce e exclusivo, melhor ganho de peso, tempo de internação menor e alta hospitalar mais rápida. O estudo evidência que todos esses fatores proporcionam melhores benefícios/vantagens para que o recém-nascido tenha um desenvolvimento e cuidado adequado, eficaz e humanizado”, destaca.

Bruna comenta que qualquer tipo de estudo, como o próprio TCC, “tende a fazer com que o indivíduo procure estudar e entender, para que saiba desenvolver e criar qualquer tipo de pesquisa”. “Isso consequentemente faz com que tenhamos melhor conhecimento/domínio sobre o assunto, e se torna algo positivo para nossa formação como futuros profissionais ao estarmos mais por dentro dos conceitos e de diferentes meios de cuidados, para que, assim, possamos oferecer melhor atendimento, conforto e segurança”, finaliza.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI