202103021518

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Uniara promove palestra online sobre utilização de matrizes e colágeno em cirurgia plástica periodontal e perimplantar nesta quarta, dia 27

Publicado em: 26/01/2021

O Programa de Pós-Graduação – PPG em Ciências Odontológicas da Universidade de Araraquara – Uniara promove a palestra online “Utilização de Matrizes e Colágeno em Cirurgia Plástica Periodontal e Perimplantar” nesta quarta-feira, dia 27 de janeiro, a partir das 14h, com transmissão pelo Google Meet – http://twixar.me/Zj9m. A atividade, gratuita e aberta a quaisquer interessados, será ministrada pelo professor Mauro Pedrine Santamaria.

“Serão abordados alguns substitutos para a reconstrução de tecido gengival e de tecido de mucosa perimplantar. Temos, na periodontia e na implantodontia, alguns problemas em tecidos gengival e perimplantar, que chamamos de muco perimplantar, que podem levar a problemas estéticos, desconforto, hipersensibilidade e acúmulo de biofilme. Os defeitos de tecido mole, tanto de dentes quanto de implantes, geram esses transtornos - principalmente retração gengival e deiscência de tecido perimplantar. Assim, é preciso corrigi-los”, contextualiza o docente.

Ele menciona que, pela literatura, “a principal forma de tratá-los é com procedimentos cirúrgicos que utilizam enxerto de tecido conjuntivo ou do palato – céu da boca – do paciente, ou de uma área chamada túber, atrás do segundo ou terceiro molar”. “Essa é a principal forma de tratamento, no entanto, obter o enxerto de tecido conjuntivo tem algumas limitações, sendo a principal o desconforto pós-operatório, visto que o paciente fica com duas feridas: a cirúrgica – que tratamos – e a do céu da boca, para a remoção do enxerto. Isso gera um desconforto maior”, explica.

Existem também outros riscos, como o de hemorragia transoperatória e pós-operatória, de acordo com Santamaria. “Além disso, dependendo da quantidade de defeitos que o paciente tem para ser tratado, temos uma limitação em relação à quantidade de enxerto que podemos retirar, então, muitas vezes, ele precisa sofrer mais de um procedimento, dependendo da disponibilidade que tem e da necessidade de enxerto que precisamos para tratar esse defeito. Essa técnica, portanto, tem essas limitações, apesar de a literatura mostrar que é a melhor”, comenta.

O professor aponta que a indústria e os clínicos procuram substitutos para esse enxerto de tecido conjuntivo, “que chamamos de substitutos ou enxertos mucosos”. “Temos várias opções, e essa palestra visa a mostrar esses substitutos, como é cada um deles, qual é a eficácia clínica desses materiais, como nós os selecionamos, qual é o melhor material, qual usamos em cada defeito etc., comparados com a nossa técnica padrão”, finaliza Santamaria.

Mais informações sobre o PPG em Ciências Odontológicas da Uniara, que está com inscrições abertas para seu processo seletivo, podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7408, pelo WhatsApp (16) 98105-3530 ou pelo e-mail mestradoodontologia@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI