202404252233

Notícias

Estudantes da Uniara analisam, em estudo, apps que auxiliam profissionais de saúde na assistência ao paciente surdo, por meio da LIBRAS

Publicado em: 26/01/2021

Os estudantes do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Karolaine Pereira de Souza e Jhonatan Dikson Batista Lemes, apresentaram o estudo “Língua Brasileira de Sinais: análise das tecnologias mHealth” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientado pela professora Aline Natalia Domingues.

“Foi uma análise dos aplicativos - apps capazes de auxiliarem os profissionais de saúde na sua assistência ao paciente surdo. Sendo assim, esse recurso se torna mais uma alternativa que fará com que esses profissionais se comuniquem com esse público por meio da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS”, explicam os alunos.

Eles mencionam que, de acordo com os resultados encontrados, “observa-se a grande contribuição dos apps para a equipe de enfermagem, pois se tornam mais uma ferramenta de comunicação, o que proporciona aos pacientes surdos uma escuta qualificada e uma comunicação efetiva”. “Para a sociedade, o estudo contribui como um meio que irá incluir esses pacientes na comunidade, ou seja, realizar ato de igualdade entre os diferentes indivíduos. Para essas contribuições, foram selecionados sete apps, que podem ser utilizados em qualquer ambiente e de forma mais ampla, pois são baixados em dispositivos móveis”, destacam.

O desenvolvimento do TCC, segundo Karolaine e Lemes, proporcionou “refletir e promover um meio de comunicação de forma efetiva aos pacientes surdos, ultrapassando todas as barreiras de comunicação existentes para oferecer um cuidado humanizado a essa comunidade”. “Com esse estudo, observamos a grande dificuldade do profissional de saúde para se comunicar com pacientes com deficiência auditiva, por isso, enquanto futuros enfermeiros, já podemos pensar na grande importância da utilização de LIBRAS na assistência”, dizem.

Aline reforça que o trabalho teve como objetivos “identificar e analisar os aplicativos móveis sobre LIBRAS disponíveis em língua portuguesa, e quais facilitam a comunicação do profissional de saúde com o indivíduo que utiliza LIBRAS para estabelecer sua comunicação”. “O foco foi a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência, lançada em 2006, na qual foram organizados o atendimento às pessoas com deficiência auditiva na rede de serviços do Sistema Único de Saúde - SUS e o uso de aplicativos para favorecer a comunicação entre esse paciente e o profissional enfermeiro”, detalha.

Ainda sobre os resultados, a orientadora menciona que a análise das características dos apps selecionados, de origem brasileira, indicou “uma comunicação síncrona e que não possuem um público-alvo definido, ou seja, não foram destinados ao uso exclusivo para profissionais de saúde, mas podem ser utilizados para auxiliarem os profissionais na assistência ao paciente com deficiência auditiva”. “Deve-se ressaltar mais uma vez a importância e o papel do enfermeiro no desenvolvimento desses aplicativos para a área da saúde, com o intuito de fortalecer o atendimento desse paciente no SUS”, finaliza a orientadora.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI