202404260737

Notícias

Distopia é tema de minicurso online gratuito promovido pela graduação de Publicidade da Uniara

Publicado em: 18/01/2021

O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara promove o minicurso online gratuito “Distopias: inspiração da literatura para o cinema, games e séries” nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro, a partir das 19h30, com transmissão pelo Google Meet. As inscrições devem ser realizadas até as 11h do dia 21 pelo link https://bit.ly/35SY0lT, pelo e-mail chs@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7188.

A atividade, que faz parte do projeto “Publicidade Experience – Ciclo de minicursos de introdução ao mundo da publicidade”, será ministrada pela professora Julia Gorla. “Distopia: por que a sociedade do século 21 faz de um futuro opressor um sucesso comercial? Estamos vivendo um momento sem precedentes e, neste contexto, podemos verificar que há uma ‘tradução’ de eventos que tanto a literatura quanto o cinema, principalmente, representaram e continuam a representar”, comenta a docente.

Ela aponta que “muitas distopias têm sido produzidas - sejam de caráter político, ambiental ou de gênero - no cinema, na literatura, na música, nas histórias em quadrinho - HQs e nos games”. “Se o tema existe, é hora de pensarmos sobre o que está acontecendo em nossa sociedade, sobre o que tem de ameaça ‘distópica’ ao nosso redor. A partir de entendermos o que é distopia, verificaremos como ela se dá nas artes de modo geral”, explica.

Alguns tópicos abordados na atividade serão: Definição de Topos, Utopia e Distopia; Surgimento do termo na literatura; Limites e possibilidades - a distopia e a modernidade: relações possíveis; Análise de algumas distopias clássicas da literatura; Distopia e artes visuais; Cinema e distopia; Games e distopia; Música e distopia, e HQ e distopia. “Para além de ‘ensinar’, esse minicurso é uma provocação à reflexão sobre artes e a sociedade que estamos ajudando a construir”, finaliza Julia.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas pelo endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone/WhatsApp (16) 99781-5268.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI