202403281215

Notícias

Aluno de Engenharia Elétrica da Uniara aborda microrredes e redes elétricas inteligentes em TCC

Publicado em: 15/01/2021

O estudante do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Araraquara – Uniara, João Pedro Mancini Abuabud, fez o “Estudo sistemático sobre microrredes e redes elétricas inteligentes” e o apresentou como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientado pelo professor Pedro Henrique Aquino Barra.

“Foi feito um estudo inicial e detalhado, que mostrou sua composição e sua importância atualmente. Microrredes são redes elétricas localizadas, ou seja, que atendem uma demanda pequena de energia - cidades ou bairros muito grandes. Elas possuem uma confiabilidade maior em relação à qualidade e segurança na entrega da energia, evitam maiores distúrbios na rede e podem trabalhar de forma autônoma ou conectada a uma rede elétrica principal. Já as redes elétricas inteligentes nada mais são do que uma infraestrutura responsável para monitorar as falhas, coletar dados e manter a confiabilidade e a qualidade do sistema – microrrede”, contextualiza Abuabud.

Como conclusão, o trabalho apontou que, “para a geração de energia tornar-se mais renovável, devido à intermitência de fontes como a eólica e a fotovoltaica, a presença de sistemas de armazenamento de energia torna-se necessária”. “Dessa forma, o controle e a integração desses elementos à rede elétrica é um desafio a ser superado, tendo como solução promissora a utilização dos conceitos de micrroredes e redes elétricas inteligentes”, explica o aluno.

O TCC mostrou em detalhes, de acordo com Abuabud, os componentes e as configurações existentes em uma microrrede, “que são uma configuração do sistema elétrico que fornece benefícios ao meio ambiente, o que traz também vantagens econômicas em comparação com os sistemas de energia existentes atualmente”. “A emergência do tema faz com que pesquisadores ao redor do mundo direcionem esforços para a solução dos desafios existentes, apresentados nesse artigo de revisão, tornando possível a implementação das microrredes em larga escala”, afirma.

Ele relata que, por meio do levantamento realizado, verificou-se que a quantidade de publicações relacionadas às microrredes é crescente ao longo dos anos, “o que indica que o assunto é relevante e atual, porém, apresenta lacunas e aberturas para novas investigações e projetos de pesquisa e desenvolvimento”. “O estudo possui uma relevância social muito grande, pois é um enorme passo para começarmos a produzir uma energia mais limpa, confiável e com uma qualidade maior do que a que produzimos hoje. Assim, consegue-se entregar ao consumidor uma energia com o número de falhas e perdas bem menor do que aquela que possuímos hoje, e ajuda a salvar o planeta, visto que se trata de uma energia limpa e renovável”, destaca.

Barra, que orientou o TCC, reforça que o tema da pesquisa “é totalmente emergente e relevante na área de sistemas elétricos de potência, subárea da engenharia elétrica”. “Isso se deve ao fato de o conceito de microrredes ser uma das soluções para a desafiadora integração de recursos distribuídos de energia no sistema elétrico, o que aumenta a qualidade e reduz os custos da energia dos consumidores finais”, ressalta.

O docente conta que Abuabud “foi um aluno muito dedicado no desenvolvimento do trabalho, e mostrou uma alta capacidade na escrita e na execução das suas atividades”. “O fruto do esforço dele resultou em um TCC de alto nível, culminando em uma publicação em periódico nacional”, finaliza.

Informações sobre o curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Araraquara – Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI