202404190440

Notícias

Egressos da Uniara desenvolvem software que auxilia na escolha de projeto para empresas investirem

Publicado em: 14/01/2021

Os egressos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de Araraquara – Uniara, Jederson Donizete Zuchi, Gustavo José Caçador e Fabio Ferreira Cardoso, desenvolveram, com a colaboração do coordenador e de um ex-professor do Programa, José Luís Garcia Hermosilla e Walther Azzolini Junior, respectivamente, um software que auxilia o gestor a escolher qual projeto seria mais vantajoso para uma empresa, para que ela possa injetar recursos.

O programa tem o nome de “SygSad – Sistema de apoio a projetos e seleção de melhoria”. “Ele é capaz de oferecer aos gestores de empresas, ou funcionários que trabalham com melhoria contínua, uma forma de avaliar o atendimento à demanda de um fluxo produtivo, além de mostrar qual é o equipamento que não tem condição de entregar uma determinada demanda prevista - processo gargalo”, explicam os ex-estudantes.

Eles mencionam que, “uma vez identificada essa questão, os responsáveis podem imputar valores no sistema, que são baseados em teorias de perdas produtivas como Overall Equipment Effectiveness - OEE e, em seguida, valorar cada uma delas, ou seja, verificar o quanto se gasta quando uma determinada perda acontece”. “Quando esses dados já estão imputados, o sistema permite que o gestor faça simulações de projetos de melhorias que podem ser possíveis de lançar e, dessa forma, pode avaliar se consegue aumentar a capacidade de entrega de um determinado equipamento e quanto de economia cada um desses possíveis projetos poderiam gerar”, destacam.

Ao executar essas simulações no sistema, o gestor pode decidir qual a perda e o projeto que serão atacados, de acordo com os criadores do software, “fazendo com que se tenha mais assertividade de qual projeto apresentará um maior retorno, uma vez que foi simulado computacionalmente pelo software”. “Vale ressaltar que o ‘SygSad’ também foi baseado em uma dissertação de mestrado de outro aluno da Uniara, que é autor e membro do grupo de pesquisa que desenvolveu o software, capitaneado pelo professor Walther. Outros professores colaboraram com o seu desenvolvimento, como o professor Hermosilla, fazendo com que o conhecimento e o know how para a construção fosse ainda mais evidente”, apontam.

Os ex-alunos contam que o processo e a implementação do sistema foram realizados por meio da utilização da linguagem de programação Delphi e banco de dados Firebird. “Visou-se, dessa forma, que a instalação fosse fácil e que o sistema estivesse na maior parte do tempo disponível para uso. Essa conquista representa um marco em nossa carreira, uma vez que, além do título de mestres em engenharia de software, pudemos colocar em prática todo o conhecimento adquirido, em ambiente corporativo, fazendo com que o aprendizado fosse ainda mais intenso”, declaram Zuchi, Caçador e Cardoso.

Hermosilla comenta que “esse projeto materializa a essência do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção da Uniara, que é a aplicação de conhecimento para a solução de problemas reais e complexos das organizações por meio da formação e capacitação das pessoas”. “A ideia desse software partiu justamente do problema que os gestores empresariais enfrentam quando precisam decidir em qual projeto de melhoria devem alocar recursos para que seu retorno seja maximizado. Essa não é uma tarefa fácil. Esse projeto foi, ao mesmo tempo, desafiador e prazeroso, pois contou com alunos de diferentes áreas e experiências, e o Programa soube consorciar essas características para tirar o seu melhor, o que resultou nessa importante conquista para todos”, finaliza o coordenador.

Os interessados em adquirir o “SygSad” podem entrar em contato pelo e-mail gustavo.cacador.gc@gmail.com.

Outras informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Uniara, que está com inscrições abertas para seu processo seletivo, podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelos e-mails mestradoengenharia@uniara.com.br e lpoliveira@uniara.com.br ou pelos telefones (16) 3301-7338 e (16) 3301-7341.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI