202103021440

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Aluna de Economia da Uniara desenvolve monografia sobre análise da importância da política ambiental

Publicado em: 11/01/2021

A estudante do curso de Economia da Universidade de Araraquara – Uniara, Érica Cristina Teodoro, desenvolveu a monografia “Políticas Públicas: uma análise sobre a importância da política ambiental”, orientada pelo coordenador da graduação, Ademil Lúcio Lopes.

“A política pública é o campo que estuda as metas, os planos e as ações do governo para o bem-estar da sociedade. Engloba um processo de várias etapas e regras, com o intuito de solucionar um problema, seja nos âmbitos federal, estadual ou municipal, e independe de religião, sexo, ou nível social”, contextualiza Érica.

Ela menciona que, com o objetivo de colaborar com o meio ambiente, são criadas as políticas públicas ambientais “que, assim como as diversas políticas existentes, também são direcionadas a atingirem a melhor qualidade de vida da população”. “Compete assim, aos órgãos responsáveis, a gestão de políticas que trazem soluções para o meio ambiente. Cada área e situação precisa de uma política determinada. Dentre elas, temos as de comando e controle, que são as principais e fundamentais para darem andamento ao processo e à realização das políticas direcionadas ao meio ambiente”, explica.

É notório, de acordo com Érica, que essas políticas são essenciais, “mas para serem aplicadas, é preciso analisar antes o contexto como um todo - os atores e todas as pessoas envolvidas - para saber qual será a melhor a ser utilizada”. “Percebe-se a importância do tema perante as diversas questões que são debatidas e estudadas dentro de políticas públicas. É impossível não levar em consideração o aquecimento global que estamos enfrentando, que possui relação direta com a natureza. A questão ambiental é algo que está na pauta dos assuntos mais relevantes a serem tratados, de modo que devemos sempre cuidar do nosso planeta e, para isso, as políticas públicas ambientais exercem um papel importantíssimo. Juntamente com a participação da sociedade, devem ser realizadas e destinadas para o bem de todos”, destaca.

Lopes, que orientou a monografia, reforça que se trata de um trabalho muito atual e relevante. “Hoje, mesmo com a pandemia de coronavírus – Covid-19, em função da pouca prioridade que o governo brasileiro dá à questão dos desmatamentos e queimadas, ficou clara a importância que o mundo tem dado a ela, e isso tem sido uma preocupação porque os países que não têm políticas ambientais consistentes trazem, além das consequências óbvias em relação ao clima, deterioração de solo e aquecimento, problemas do ponto de vista econômico”, aponta.

Atualmente, segundo o coordenador, os próprios investidores trabalham com indicadores em empresas que levam em consideração a questão ambiental, “e elas têm sido mais valorizadas”. “Quando há suspeita de que a carne ou outros produtos agrícolas tiveram algum tipo de implicação em termos de degradação ambiental e desmatamento, a empresa terá dificuldade de colocar o produto no exterior. O trabalho toca em um aspecto muito importante, que tem consequências econômicas muito claras”, finaliza.

Informações sobre o curso de Economia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI