202404261742

Notícias

Em estudo, aluno de Ciências Contábeis da Uniara compara lucro real e lucro presumido de empresa do setor varejista

Publicado em: 11/01/2021

Em seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, o estudante do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Araraquara – Uniara, Kesley Gustavo Faria, fez uma “Análise comparativa entre lucro real e lucro presumido: um estudo de caso em uma empresa do setor varejista”, sob orientação da professora Bruna Cristine Scarduelli Pacheco.

“Esse artigo teve por finalidade calcular qual é a melhor forma de tributação entre os regimes de lucro presumido e lucro real, levando em consideração todas as legislações vigentes no último ano. Diante da análise efetuada entre o escritório de contabilidade e a empresa estudada - varejo de alimentos -, pode-se informar que o objetivo do trabalho foi alcançado com êxito, e encontrada a melhor possibilidade para a empresa”, explica Kesley.

Ele menciona que, “em comparação com os trabalhos estudados no referencial teórico - aplicações correlatas -, os resultados obtidos para a empresa desse setor foram semelhantes e apontaram o lucro real como melhor alternativa”. “Conclui-se que o lucro real possui vantagens, tais como tributação mais justa, de acordo com o resultado do período, compensação de prejuízos fiscais e possibilidades de aproveitamento de crédito”, afirma.

O estudo, segundo o aluno, ajuda pequenos empresários na escolha da decisão certa quanto ao enquadramento tributário de suas empresas.

No TCC de Kesley, Bruna destaca “o caráter aplicado da pesquisa e a contribuição tanto para o processo de aprendizagem do estudante quanto para uma devolução útil e efetiva para a empresa – sociedade”.

Informações sobre o curso de Ciências Contábeis da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI