202404201157

Notícias

Em projeto, aluno de Arquitetura da Uniara propõe transformar antigo shopping em centro multifuncional cultural

Publicado em: 15/12/2020

O Centro Multifuncional Cultural “O Tropical” foi a proposta do Trabalho Final de Graduação – TFG do estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Matthews Phillyp Batista, orientado pela coordenadora da graduação, Beatriz Aied.

“Trata-se da reabilitação do antigo Tropical Shopping, localizado no município de Araraquara, tendo como finalidade mudar o seu antigo uso de shopping para um centro multifuncional cultural. A ideia é resgatar o prédio, que está abandonado há anos, preservar suas características mais marcantes e projetar novos espaços, o que cria um contraste entre as arquiteturas antiga e nova”, explica Batista.
Ele detalha que algumas das características do local preservadas foram a cobertura de madeira aparente nos dois pátios, os espelhos d’agua no centro dos pátios e o espaço onde ficam a rampa, a escada e a cascata. “As maiores mudanças no projeto foram em uma antiga loja, onde foi projetado um ginásio; no antigo cinema, foi proposto um teatro e, no espaço onde atualmente funciona uma vendedora de veículos, foram projetados um espaço coorporativo para prestação de serviços e uma estufa de plantas”, relata.

Os espaços desenvolvidos foram pensados de acordo com as necessidades do bairro e da região, além das pesquisas e dos levantamentos de dados da cidade, de acordo com Batista. “A área comercial foi pensada em um comércio local; foram levantadas as necessidades do bairro e foi verificado que havia demanda para estabelecimentos comerciais e de serviços em escassez na região. O projeto desenvolvido conta com espaços para exposições, oficinais culturais, ginásio e quadras, além de áreas comerciais e de prestação de serviços, o que faz o local perder essa característica de ‘shopping’ e aderir à ideia de diversidades no uso dos espaços por meio do estímulo à convivência das pessoas, tornando o local um espaço integrador de cultura, comércio e lazer para a sociedade”, ressalta.

Beatriz, que orientou o TFG, destaca que Batista lidou com um vazio urbano edificado. “Vazios urbanos em geral são um grande desafio e, no caso, trabalhar com a requalificação de um equipamento edificado é um desafio maior, pois demanda um grau de pesquisa e levantamentos muito bem elaborados para definirem o objeto que atinja o objetivo de resgatar ao espaço seu uso efetivo e dinâmico”, aponta a docente.

Ela reforça que o projeto resgata um antigo espaço de uso comercial específico, “transformando-o em um espaço com múltiplas funções, que atende e promove ações diversas que envolvem a sociedade como um todo”. “A grande relevância está justamente em ser um local que abriga, promove relações, atende demandas diversas e dinamiza as relações e o meio urbano em que se insere. Outra relevância importante é que o seu resgate foi além do uso do espaço: foi o da memória e da importância desse edifício na cidade de Araraquara, o que valoriza seus elementos por meio de um projeto inovador”, afirma.

Batista, segundo Beatriz, desenvolveu seu TFG com muito empenho, estudo e pesquisa. “Ele trouxe leituras de outros equipamentos que agregassem elementos importantes para seu projeto, e foi a fundo em seus propósitos ao desenvolver toda sua proposta”, finaliza.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI