202403281442

Notícias

Professor de Engenharia Agronômica da Uniara tem artigo publicado em revista especializada

Publicado em: 10/12/2020

O professor do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara, Geffson de Figueiredo Dantas, é o autor principal de um artigo publicado na Revista Engenharia Agrícola - EAgri. O conteúdo, em inglês, pode ser acessado gratuitamente no link https://bit.ly/384iDMv.

O artigo é intitulado “Morphogenic and structural characteristics of marandu grass affected by fertigation with treated sewage effluent and cutting height”. “Nesse trabalho existem dois pontos importantes: um é o entendimento das características morfogênicas e estruturais de capim marandu, e o segundo é o uso de fertirrigação com efluente de Estação de Tratamento de Esgoto Tratado – EETE”, contextualiza o docente.

Ele conta que as características morfogênicas e estruturais são modificadas pelo tipo de manejo utilizado na pastagem. “Essas características servem como base para a escolha do manejo mais eficiente durante as estações do ano. Uma das principais limitações de produtividade das pastagens tropicais em nossa região é no período do inverno, que tem como característica ser seco e frio, determinado por limitação da temperatura do ar, água e luminosidade”, explica.

Devido ao alto consumo de água e ao elevado custo de nutrientes, a fertirrigação com EETE é promissor, principalmente para as pastagens, de acordo com Dantas. “O EETE é rico em nitrogênio e fósforo, e seu uso reduz ou elimina adição de fertilizantes. Entre as relevâncias sociais, estão a diminuição do impacto ambiental ocasionado aos despejos nos corpos receptores, a preservação de oferta de água para usos múltiplos, a diminuição ou eliminação da eutrofização, a ampliação de áreas irrigadas, a recuperação de áreas improdutivas ou degradadas e a reciclagem de nutrientes, proporcionando economia significativa de insumos agrícolas”, destaca.

Dantas ressalta que o artigo é um dos mais importantes de sua carreira profissional. “Trata-se de um dos capítulos da minha tese de doutorado em Agronomia - Ciência do Solo. Tenho muito orgulho desse trabalho”, diz.

Já em relação à importância para seus alunos, ele afirma que “fica mais fácil compreenderem a relação do manejo em altura de corte com quantidade de fertirrigação com EETE, ou seja, entender o desenvolvimento da cultura em relação ao clima e à adição de nutrientes via fertirrigação”. “Outro fato importante é o quanto se pode economizar com fertilizantes, preservação do meio ambiente e oferta de água para usos múltiplos. Essa técnica não deixa de ser uma tecnologia conservacionista na agricultura”, finaliza o professor.

Além de Dantas, os outros coautores do artigo são Rogério de Faria, Natã Costa, Gilmar Santos e Antonio Ferraudo.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI