202404201115

Notícias

Trabalhos de aluna de Odontologia da Uniara recebem menções honrosas

Publicado em: 08/12/2020

A aluna do terceiro ano do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriela Galvanin Alves Sousa, é a autora principal de dois trabalhos que receberam menções honrosas de primeiro e segundo lugares, na 36ª Jornada Odontológica Acadêmica – JOA, promovida pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - Unifeb. Os estudos, apresentados no formato online na última sexta-feira, dia 4 de dezembro, foram orientados pelo professor Luiz Antônio Borelli Barros Filho.

“Foram apresentados com utilização de literatura e relatos de casos clínicos. Ambos foram realizados a partir do acompanhamento de procedimento cirúrgico”, conta Gabriela.

O trabalho que recebeu a menção honrosa de primeiro lugar é intitulado “Remoção de Odontoma Composto em Maxila. Relato de caso”. “Teve como finalidade apresentar um tumor benigno comum, ressaltando a importância de consultas periódicas ao dentista. Exames imagiológicos avançados são fundamentais no planejamento, uma vez que nos mostram a exata posição e relação com estruturas nobres, o que auxilia muito na execução do procedimento cirúrgico com segurança. Com a realização desse estudo, pudemos chegar à conclusão que a tomografia computadorizada é fundamental para uma visualização detalhada e precisa da região, sempre associada a bom procedimento cirúrgico, planejamento operatório e conhecimento anatômico local”, explica Gabriela.

Já o que levou menção honrosa de segunda colocação tem como título “Reconstruções ósseas com áreas doadoras intraorais. Relatos de casos”. “Teve por finalidade demonstrar áreas intraorais utilizadas como áreas doadoras em reconstruções ósseas para ganho de tecido ósseo em espessura, por meio de enxertos autógenos - do próprio indivíduo -, o que tornou possível a instalação de implantes osseointegrados. Concluímos que existem diversas áreas doadoras intraorais, sendo cada uma com características, quantidade e qualidade de tecido ósseo diferentes, fatores esses que devem ser considerados no planejamento pré-operatório, juntamente com o conhecimento anatômico local e a execução da correta técnica cirúrgica”, detalha a estudante.

Em relação à relevância social de ambos, ela menciona que “o trabalho de Odontoma demonstra a importância que se deve dar a consultas frequentes com um profissional cirurgião-dentista, além de exames essenciais para um bom diagnóstico”. “Já o de Reconstruções ósseas apresenta três diferentes regiões da cavidade bucal que podem ser usadas como doadoras para remoção de tecido ósseo, sendo a quantidade suficiente de osso, fator fundamental para a instalação de implantes”, esclarece.

Para Gabriela, as menções honrosas “representam muito: desde um reconhecimento do meu esforço acadêmico até um incentivo para mostrar que estou no caminho certo e fiz - e estou fazendo - a escolha certa na minha área profissional”. “Agradeço muito à Unifeb pela oportunidade, ao meu orientador por acreditar no meu potencial e me encorajar a crescer, e à Uniara, pelo meu crescimento profissional e pessoal”, declara.

Barros Filho, que orientou os estudos, menciona que “ambos os temas são extremantes relevantes, sendo um relacionado à importância de visitas periódicas ao dentista, pois muitas alterações são diagnosticadas nessas consultas com a associação do exame clínico e radiográfico”. “Já o outro mostra uma etapa realizada antes da instalação dos implantes, nos casos em que o osso é muito fino e insuficiente. Mostramos três regiões da cavidade oral que são mais utilizadas como áreas doadoras de tecido ósseo”, aponta o docente.

Ele comenta que Gabriela “é uma aluna muito dedicada, esforçada e gosta muito da odontologia”. “É sempre muito solícita e atenciosa nos procedimentos cirúrgicos nos quais me acompanha”, finaliza.

Além de Gabriela e de Barros Filho, os outros autores dos trabalhos são os professores Bruno Gomes Duarte, Guilherme José Pimentel Lopes de Oliveira e Francisco de Assis Mollo Júnior.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI