202403190820

Notícias

Liga acadêmica interprofissional da Uniara promove reunião inaugural online nesta quinta, dia 19

Publicado em: 18/11/2020

A Liga Interprofissional de Espiritualidade e Saúde da Uniara – LIESU, idealizada pelo curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara, promove sua reunião inaugural online, no dia 19 de novembro, das 18h às 19h, com transmissão aberta ao público pelo Google Meet – http://twixar.me/QSbm.

“O propósito desse encontro é fazer a apresentação oficial da LIESU e discutir o aspecto organizacional como estatuto e respaldo legal institucional, as propostas de atividades para 2021 e os professores que atuarão como tutores junto aos alunos. Estão convidados a participar os graduandos e pós-graduandos dos cursos da área da saúde, professores e colaboradores que se interessam pelo tema. A organização dos membros da LIESU se dará após a reunião inaugural”, explica a docente Mariana Lopes Borges.

Ela menciona que a LIESU é um segmento acadêmico que contempla os três pilares de uma universidade: ensino, pesquisa e extensão - comunidade e serviços. “A principal proposta da Liga é contribuir na formação dos acadêmicos da área de saúde da Uniara, no que tange ao cuidado multidimensional do indivíduo, o que amplia o olhar do futuro profissional da saúde para além dos aspectos biológico e curativo. Serão abordados temas relacionados ao cuidado espiritual na prática clínica, de maneira organizada e baseados em evidências científicas, que subsidiarão os referenciais teóricos e práticos propostos pela LIESU. Além disso, serão propostas atividades acadêmicas como palestras, debates e eventos científicos, bem como a produção científica que, articulada com instituições de saúde local, também beneficiem a sociedade de Araraquara”, detalha.

A participação dos interessados é aguardada “com muito carinho”. “É preciso lembrar que fazer parte de uma liga acadêmica proporciona ao graduando e pós-graduando a oportunidade de ampliar o conhecimento científico e formativo, estender ações à comunidade e refletir de maneira mais crítica sobre as questões que norteiam a prática assistencial centrada no indivíduo, de maneira integral. A Organização Mundial da Saúde - OMS define como saúde ‘um estado de completo bem-estar físico, social, mental e espiritual, e não somente a ausência de afecções e enfermidades’”, coloca Mariana.

Nesse sentido, segundo a professora, “as novas diretrizes da educação no ensino universitário vêm agregando, à formação dos graduandos, estratégias que contemplem o cuidado mais integral possível, considerando o aspecto humanizador do cuidado como foco de atenção”.

A LIESU foi lançada no “I Simpósio Interprofissional de Espiritualidade e Saúde”, realizado de maneira online no dia 24 de outubro. O conteúdo do evento pode ser acessado no canal da Uniara no YouTube - https://bit.ly/3mCmRjM.

Informações sobre o curso de Enfermagem da instituição podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI