202404250741

Notícias

A realidade aumentada e a Lean TI

Publicado em: 04/11/2020

Não é segredo que os avanços tecnológicos no mundo parecem estar cada vez mais velozes e eficientes e, nesse cenário, têm destaque a realidade aumentada e a Lean Tecnologia da Informação - TI. O coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da Universidade de Araraquara – Uniara, José Eduardo Ribeiro, esclarece o que são as tecnologias.

“Diferente da realidade virtual, cujo objetivo é inserir o usuário em um cenário distinto do mundo real, a realidade aumentada quer manter o usuário atento ao mundo real. Por trás de seu conceito, a ideia é aumentar o conhecimento do mundo ao redor do ser humano ou de quem manuseia a tecnologia. Isso permite maior interação e aumenta as possibilidades de execução de tarefas. Assim, o usuário entra no mundo virtual para interagir com objetos limitados à sua imaginação”, explica o docente.

A Lean TI, por sua vez, “é uma adaptação feita a partir dos conceitos de Lean e do Sistema Toyota de Produção, aplicada na área de TI”. “O intuito é fazer com que a estratégia e as operações do negócio estejam cada vez mais próximas ao time técnico. A Lean TI oferece uma possibilidade de gestão focada na agilidade dos trabalhos, com altos níveis de segurança e de qualidade, proporcionando melhores resultados à organização. Foca em eficiência de processos, operações ágeis e soluções que agregam valor”, detalha Ribeiro.

Na última semana, os estudantes das graduações da Uniara assistiram à palestra online “Realidade aumentada e a nova TI 5.0 – como me preparar agora para a demanda do mundo”, ministrada pelo executivo de tecnologias do AC Group, de Portugal, Joseph Lopes. “A live foi realizada por meio de nossa parceria com profissionais da empresa. O convidado mostrou como a tecnologia e a stack de soluções SAP estão ajudando empresas a usarem a realidade aumentada e a Lean TI para terem vantagens competitivas”, relata o coordenador.

O palestrante também explanou sobre sua vivência como profissional de tecnologia e explorou os desafios das formações acadêmica e profissional, de acordo com Ribeiro. “Além disso, pode trazer sua expertise sobre como as empresas estão procurando vantagens competitivas no mercado, com tecnologias e processos disruptivos. Foi um ponto alto e interessante para os alunos contextualizarem oportunidades dos mercados de tecnologia brasileiro e internacional”, avalia.

Existem muitas oportunidades na área de tecnologia que, cada vez mais, demandará profissionais, segundo o professor. “Hoje, temos um cenário de poucos profissionais formados por ano no Brasil e, por isso, são uma excelente dica e uma oportunidade de carreira as áreas de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação”, finaliza Ribeiro.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI