202404200654

Notícias

Cursos da Uniara são estrelados em avaliação do Estadão

Publicado em: 28/10/2020

O curso de Nutrição da Universidade de Araraquara – Uniara recebeu quatro estrelas, e as graduações de Biologia, Biomedicina, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia da instituição receberam três, na avaliação do Guia da Faculdade, do jornal O Estado de S. Paulo. Os resultados podem ser conferidos no endereço https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade.

“Fiquei muito feliz com essa notícia. Acho que isso é resultado de um trabalho sério de um grupo que está sempre junto. Costumo dizer que não coordeno sozinha, mas que trabalho com uma equipe na qual escutamos muito um ao outro. Vamos sempre tentar manter esse perfil de curso, com qualidade, e é importante agradecer à Uniara pelo suporte que nos dá”, diz a coordenadora do curso de Nutrição, Ana Carolina Carneiro.

O coordenador de Odontologia, Welingtom Dinelli, conta que foram analisados catorze mil cursos superiores de todo o Brasil. “No primeiro semestre deste ano, os coordenadores preencheram um formulário que foi avaliado, sendo que as notas variaram de 1 a 5. Foram analisadas a qualidade do corpo docente, do projeto pedagógico e da infraestrutura”, explica o docente.

A coordenadora do curso de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka, declara: “só tenho a agradecer a todos - alunos, professores e colaboradores - por essa conquista. É fruto do trabalho em equipe”, afirma.

Na opinião do coordenador de Biomedicina, Orivaldo Pereira Ramos, “é bastante importante a existência desses processos avaliativos porque mostram a seriedade dos cursos”. “Nós, da graduação, temos uma preocupação constante com a qualidade do ensino, então, ficamos contentes por atingirmos o conceito três. É satisfatório e mostra a seriedade da instituição, dos docentes e de todos os que trabalham na graduação. Fico bastante feliz com essa avaliação – é a primeira que participamos – e vamos trabalhar para que, a cada ano, consigamos uma avaliação cada vez melhor”, comenta.

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Cristiano Minotti, lembra que “o ranking envolve uma abrangência enorme de instituições nacionais”. “É uma honra, sendo que a graduação teve três estrelas, mas a tendência é conquistar mais. Hoje temos esse mérito pelo corpo docente e pela grade do curso, que é extremamente estruturada e generalista. Também é preciso destacar a infraestrutura diferenciada: temos o Centro de Tecnologia da Uniara - CTU, onde estão todos os laboratórios dos cursos de tecnologia e das engenharias. Nesse local existe uma agregação de conhecimento prático. Nossa grade está em consonância com o CTU e com as novas diretrizes curriculares nacionais, que têm uma vertente muito forte pela questão da multidisciplinaridade e da conexão entre as disciplinas. É uma consagração. A luta pela melhoria é constante – trabalhamos com o conceito da Indústria 4.0 e Engenharia 5.0, para que estejamos liderando a questão”, ressalta.

O professor menciona também o Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, “que fará com que a Uniara ande a passos largos na questão de projetos e desenvolvimento de novas tecnologias”. “A universidade, com as engenharias, poderá atender clientes tanto internos, como cursos da área de biológicas – Medicina, Fisioterapia e outros –, quanto externos, e empresas que venham nos procurar”, detalha.

A coordenadora de Farmácia, Thalita Pedroni Formariz, comenta que “essa classificação é o reconhecimento de um trabalho de dedicação na oferta de um ensino de qualidade, e um ganho de visibilidade nacional”. “Cada estrela advém do esforço coletivo de docentes, funcionários, coordenação, discentes e dirigentes da Uniara, para que nossos alunos tenham a oportunidade de vivenciar um projeto pedagógico integrado e de qualidade”, aponta.

Para o coordenador do curso de Fisioterapia, Carlos Roberto Grazziano, “isso é consequência da dedicação e do empenho da equipe docente, de discentes e da direção da instituição na construção de um curso superior focado na formação de um profissional capaz de atuar nas diversas áreas, sendo da atenção básica - prevenção e promoção de saúde - à curativa e reabilitadora”. “São integradas a atividade de ensino de qualidade, a extensão à comunidade e a pesquisa, o que contribui para o desenvolvimento da fisioterapia no Brasil”, finaliza.

Informações sobre os cursos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI