202404182100

Notícias

Curso de Publicidade da Uniara disponibiliza podcast sobre empresas que se posicionaram contra o racismo

Publicado em: 16/10/2020

O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de sua revista eletrônica “CMIQuê?”, disponibilizou um podcast sobre “mudanças que as empresas estão fazendo para se posicionarem frente a essa causa tão séria e preocupante, que é o racismo”, como aponta o professor responsável pela publicação virtual, Gabriel Arroyo. Os interessados podem ouvir o conteúdo pelo link https://bit.ly/378t4zE.

“Foi um ‘PPCast’ especial para falar sobre algumas ações contra o racismo promovidas por empresas brasileiras. Falamos sobre uma do ramo de beleza, que está deixando de usar o termo ‘Black Friday’ e vai utilizar o termo ‘Beauty Week’ – a ‘Semana da Beleza’ -, que envolve sua área de atuação”, conta Arroyo.

Ele acrescenta que uma rede varejista também está trabalhando com a questão. “Ela abrirá, em 2021, um programa de trainee – é quando a empresa faz a captação de funcionários principalmente para a área de gerência -, para o qual chamará apenas candidatos negros. E também há uma companhia multinacional alemã, que se posicionou e está fazendo uma movimentação para ter mais funcionários negros no seu quadro”, relata.

No Brasil, de acordo com o docente, as agências publicitárias também “buscam trabalhar melhor essa identidade mais verdadeira”. “Somos um país da América do Sul e, no Brasil, temos muito mais negros do que brancos. A agência é responsável por passar essa comunicação, visto que ‘conversa’ muito com a sociedade por meio de suas campanhas publicitárias – ela faz a imagem do cliente. Há uma movimentação grande para trazer isso mais para a realidade: parar de veicular comerciais com pessoas que parecem ser europeias – brancas, loiras etc. Aqui no país, temos muitos negros e muitas pessoas que não remetem a essas características, sendo que a agência em si, quando faz o casting contratando os atores para participarem de determinada campanha, é responsável por essa seleção”, explica.

Outros pontos abordados no “PPCast”, segundo Arroyo, foram a importância da comunicação e da publicidade, no sentido de se trabalhar com a inclusão. “Ao trazer essa questão, você vai tentar equilibrar as coisas e trabalhar mais essa proposta de ser contra esses atos ofensivos às pessoas principalmente negras”, finaliza.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI