Publicado em: 16/10/2020
O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de sua revista eletrônica “CMIQuê?”, disponibilizou um podcast sobre “mudanças que as empresas estão fazendo para se posicionarem frente a essa causa tão séria e preocupante, que é o racismo”, como aponta o professor responsável pela publicação virtual, Gabriel Arroyo. Os interessados podem ouvir o conteúdo pelo link https://bit.ly/378t4zE.
“Foi um ‘PPCast’ especial para falar sobre algumas ações contra o racismo promovidas por empresas brasileiras. Falamos sobre uma do ramo de beleza, que está deixando de usar o termo ‘Black Friday’ e vai utilizar o termo ‘Beauty Week’ – a ‘Semana da Beleza’ -, que envolve sua área de atuação”, conta Arroyo.
Ele acrescenta que uma rede varejista também está trabalhando com a questão. “Ela abrirá, em 2021, um programa de trainee – é quando a empresa faz a captação de funcionários principalmente para a área de gerência -, para o qual chamará apenas candidatos negros. E também há uma companhia multinacional alemã, que se posicionou e está fazendo uma movimentação para ter mais funcionários negros no seu quadro”, relata.
No Brasil, de acordo com o docente, as agências publicitárias também “buscam trabalhar melhor essa identidade mais verdadeira”. “Somos um país da América do Sul e, no Brasil, temos muito mais negros do que brancos. A agência é responsável por passar essa comunicação, visto que ‘conversa’ muito com a sociedade por meio de suas campanhas publicitárias – ela faz a imagem do cliente. Há uma movimentação grande para trazer isso mais para a realidade: parar de veicular comerciais com pessoas que parecem ser europeias – brancas, loiras etc. Aqui no país, temos muitos negros e muitas pessoas que não remetem a essas características, sendo que a agência em si, quando faz o casting contratando os atores para participarem de determinada campanha, é responsável por essa seleção”, explica.
Outros pontos abordados no “PPCast”, segundo Arroyo, foram a importância da comunicação e da publicidade, no sentido de se trabalhar com a inclusão. “Ao trazer essa questão, você vai tentar equilibrar as coisas e trabalhar mais essa proposta de ser contra esses atos ofensivos às pessoas principalmente negras”, finaliza.
Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
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