202404182021

Notícias

Dia das Crianças é muito mais do que oferecer brinquedos

Publicado em: 09/10/2020

Com a proximidade do “Dia das Crianças”, celebrado nesta segunda-feira, dia 12 de outubro, muitos pais podem estar se perguntando como proporcionar algo especial aos seus filhos, em meio às adversidades vivenciadas neste período de pandemia de coronavírus – Covid-19. A professora dos cursos de Pedagogia a distância e Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Juliene de Cássia Leiva, lembra que “mais do que nunca é importante valorizar os laços de afeto que unem as pessoas que compõem uma família”.

“Na verdade, existe uma variedade de situações em que podemos encontrar famílias. Há aquelas que podem contar com alguma segurança e conforto, tendo seus recursos financeiros preservados. Mas, infelizmente, o número de famílias que sofreram transformações negativas ao longo dos últimos meses é significativo. Muitos pais e mães perderam seus empregos ou não tiveram condições de prover o sustento da família por conta de restrições ligadas à pandemia, ou mesmo pela ocorrência de doença ou óbito entre os seus entes queridos”, comenta a docente.

Ela aponta que, nesse contexto, “as crianças, sem dúvida, devem ocupar um espaço de proteção, cuidado e carinho, já que dependem dos adultos para que seu desenvolvimento se dê plenamente”. “Em contrapartida, são elas que oferecem momentos de alegria e encantamento para os adultos, renovando nossas esperanças em um futuro bem melhor que o presente”, afirma.

Nesse sentido, segundo Juliene, todas as oportunidades de demonstração de amor devem ser bem aproveitadas. “Pais, avós e outros adultos da família, que têm passado mais tempo com as suas crianças durante o isolamento social, com certeza tiveram mais oportunidades de convívio e, portanto, de aprendizagem. Os momentos vivenciados juntos são preciosos, e marcam indelevelmente a história dos pequenos”, diz.

Pensando assim, “somos convidados a rever alguns conceitos sobre os presentes a serem providenciados para o ‘Dia das Crianças’”. “O melhor presente, com certeza, é estar presente, efetivamente. Brincar junto, independentemente de qual seja o brinquedo. Não há necessidade de objetos materiais, mas sim de oferecer o seu tempo e a sua energia, demonstrando que a criança é, para você, a prioridade naquele momento”, ressalta a professora.

Juliene coloca que, se for possível comprar um objeto material, “que ele seja carregado de significado e permita o encontro dos familiares”. “Quanto menos favorecer o isolamento e o individualismo, melhor: um jogo onde seja necessário interagir ou um livro sobre o qual irão conversar, podem ser os melhores presentes”, finaliza.

Informações sobre o cursos de Pedagogia a distância e Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI