202403290514

Notícias

19º Ciclo de Estudos em Educação da Uniara aborda diálogos sobre práticas educativas

Publicado em: 09/10/2020

O “19º Ciclo de Estudos em Educação”, promovido pelo curso de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara, atingiu o seu objetivo de desenvolver, com os participantes, diálogos sobre práticas educativas, segundo o coordenador da graduação, Uiliam Moraes Folsta. O conteúdo do evento online, realizado entre os dias 5 e 8 de outubro, está disponível para visualização no canal da Uniara no YouTube - www.youtube.com/rsuniara - e no Facebook da graduação – www.facebook.com/pedagogiauniara.

“Creio que a finalidade foi alcançada, com os temas propostos e bem desenvolvidos pelas palestrantes e pelos mediadores dos encontros, contando com o apoio técnico das professoras Simoni de Cássia Haddad Penteado, Vanessa Colombo Corbi, Júlia Pimenta e Maria Lúcia Oliveira Suzigan Dragone. Portanto, o Ciclo foi muito rico pela temática e pela participação brilhante de nossas docentes. Como coordenador do curso de Pedagogia, eu me emocionei e vibrei com tanto sucesso do nosso corpo docente”, declara Folsta.

Ele relata que, no dia 5, o tema “A importância das histórias e invenções artísticas para as crianças” foi apresentado pela professora e atriz Marcela Cristina Barbosa de Souza, com a mediação do professor João Guilherme Gattás - https://bit.ly/33LhXui. “Ela mostrou a importância e a necessidade das histórias que tanto encantam nossas crianças”, relembra.

No dia 6, “debateu-se ‘A criatividade e a educação infantil’, com a explanação da professora Grace Lis Proença Meireles Barreto Porto e a mediação da psicóloga e professora Juliene Leiva” - https://bit.ly/36Jh2wq. “Ficaram claros dois aspectos: como ser criativo e como proporcionar a criatividade no trabalho em sala de aula”, afirma o coordenador.

Já na noite do dia 7, a professora Ana Claudia Magnani Delle Piagge “focou a questão da humanização com o tema ‘Bonecas e seus afetos: humanização em exercício’, com mediação da professora Júlia”. “A atividade mostrou como a afetividade é indispensável na educação infantil” - https://bit.ly/30QeNDJ.

Encerrando o Ciclo, a palestrante Ana Cláudia Nunciato “provocou os participantes com a sua proposta intrigante: ‘Como você estimula o cérebro de seu aluno?’” - https://bit.ly/33HL7KI. “Mediada pela professora Maria Lúcia, a discussão trouxe questões novas na área da educação, pois não fazem parte de nossos currículos”, explica Folsta.

Vanessa reforça que “foi um evento extremamente rico e deu muitas ferramentas, ideias e inspiração a todos que participaram”. “A palavra que permeou com mais frequência o encontro foi ‘criatividade’, e é muito interessante pensar que todos nós, como professores, devemos deixar de dar ênfase aos textos e à rigidez da escola, e deixar nossos alunos livres para pensarem por si só. Pelas palavras de nossas palestrantes e mediadores, deixar vir toda a bagagem da criança, sem censura, e isso sim será uma contribuição de peso na sua formação. Como diz o professor Rubem Alves, devemos ser ‘professores de espantos’”, diz a docente.

Folsta finaliza dando “meus parabéns a todos os participantes da Pedagogia, de outros cursos da Uniara e de outras instituições”.

Informações sobre a graduação da Universidade de Araraquara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI