202403280953

Notícias

Professor da Uniara ministra minicurso no XXIII Congresso Brasileiro de Automática

Publicado em: 28/09/2020

O professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Araraquara – Uniara, Francisco Javier Triveño Vargas, ministrará um minicurso no “XXIII Congresso Brasileiro de Automática - CBA”, virtual, que será realizado entre os dias 23 e 26 de novembro. O evento, realizado a cada dois anos, é o maior da área no país, de acordo com o docente. Ele ainda é coautor de três artigos aprovados no Congresso. 

O minicurso é sobre “Álgebra Computacional: Aplicações em Modelagem, Simulação e Controle para Engenharia - Parte 1 e parte 2”. “O conteúdo é baseado no livro de mesmo título, de minha autoria, e apresenta os fundamentos matemáticos para se obter modelos matemáticos, além de sua avalição em diferentes condições de operação e linearização. Posteriormente, são feitos o projeto de controladores, a análise e, finalmente, as simulações com o modelo não linear”, esclarece o professor.

Um dos artigos é intitulado “Viabilidade da Estrutura lqr-2dof na Regulação de Velocidade de uma Unidade de Geração Hidrelétrica”, cujo autor, além de Vargas, é Raschid Diego Davila Espinoza. “O estudo tem como proposta uma nova estrutura de controlador para o problema de regulação de velocidade em uma unidade hidrelétrica, mas pode ser feita uma extensão para outras unidades de geração. Pelo apresentado, a arquitetura proposta pode ser empregada como regulador em sistemas de geração de energia e, deve-se ressaltar ainda que a estrutura tem uma vantagem extra em relação a outros controladores, que diz respeito à inclusão de outra variável no controle: a variação de carga”, explica o professor.

Outro artigo, com o título de “Projeto e Análise de Leis de Controle em Aeronaves: O Problema do Glide Path”, é de coautoria do docente e também de Cristiano Donizete Escotte, Disnei dos Reis, Pedro Ferreira, Vitor Del Vecchio Reche e Fabiana Florian. “Apresenta um problema que não é muito difundido, o de controle de aeronaves. Nesse caso, apenas a descida antes do pouso da aeronave é apresentada. Foi demonstrado o processo de desenvolvimento de um sistema de controle com realimentação, cujo objetivo é conduzir uma aeronave, durante a fase de aproximação e pouso, a uma trajetória descendente em direção a um aeroporto. Não foi considerado o problema do Localizer - eixo lateral -, mas apenas o eixo longitudinal”, detalha Vargas.

O terceiro artigo, que conta com os mesmos coautores do anterior, tem como título “Proposta para o Refinamento de Ganhos do Estabilizador de Potência de uma Unidade de Geração Hidrelétrica”. “Ele acrescenta o problema do estabilizador de sistemas de potência. Como conclusão, foi apresentada uma estrutura genérica e foram empregados três algoritmos para a determinação das constantes de tempo do filtro de avanço-atraso”, conta ele.

A relevância social de cada artigo, “é que a universidade começa a olhar esses assuntos e a produzir material bibliográfico e pesquisas de alto valor agregado; para a indústria, são novas propostas a serem consideradas e, para a academia em geral, é uma oportunidade de se conhecer assuntos que não são tratados comumente”.

Informações sobre o curso de Engenharia Elétrica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o “XXIII CBA” estão disponíveis no site https://cba2020.galoa.com.br.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI