202403281104

Notícias

Aluna de Medicina da Uniara estuda forma farmacêutica não invasiva

Publicado em: 22/09/2020

O trabalho “Forma farmacêutica: filme orodispersível” rendeu à aluna do sétimo semestre do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Beatriz Sakakibara de Moraes, uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI/CNPq. O estudo é orientado pela docente Eliane Trovatti e coorientado por Fábio Tamanini.

“O filme orodispersível é uma forma farmacêutica não invasiva, administrado por via oral - desintegra e dissolve rapidamente -, que libera todo o componente ativo na cavidade bucal, o que garante uma maior superfície de contato, absorção pré-gástrica e, consequentemente, maior disponibilidade biológica do fármaco. Essa pesquisa tem por perspectiva contribuir com uma forma farmacêutica personalizada, administrada para atender às necessidades de pacientes especiais, principalmente os que sofrem de disfagia, náusea, êmese e transtornos mentais, uma vez que sua administração não necessita de água, e nem requer ser mastigada ou engolida”, explica Beatriz.

Eliane reforça que o desenvolvimento de filmes orodispersíveis auxilia no tratamento de idosos, crianças e também de pessoas com dificuldades de deglutição. “É um filme com sabor agradável que se coloca no céu da boca e ele se dissolve. Dessa forma, libera a substância ativa escolhida para o tratamento. É uma opção de tratamento em locais com grande demanda de pessoal, pois facilita muito a administração de medicamentos”, destaca.

Beatriz, segundo a orientadora, é uma aluna diferenciada. “Ela consegue fazer uma boa leitura e uma boa escrita. A capacidade da boa leitura é hoje uma das maiores dificuldades das pessoas, quer sejam estudantes ou não, e isso é um fator primordial para se conseguir ter boas ideias e fazer uma boa apresentação dessas ideias. A Bia tem tudo isso e também uma boa dedicação ao trabalho de iniciação científica, apesar do pouco tempo livre que tem para se dedicar a isso”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI