202404181750

Notícias

Aluna da Uniara é contemplada com bolsa de iniciação científica por estudo sobre políticas públicas de apoio à agricultura familiar e segurança alimentar

Publicado em: 21/09/2020

A estudante do sexto semestre do curso de Administração da Universidade de Araraquara – Uniara, Bianca Borges Ignacio, foi contemplada com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq pelo estudo “Território e desenvolvimento local: políticas públicas de apoio à agricultura familiar e segurança alimentar no estado de São Paulo (diagnósticos e propostas territoriais)”, realizado juntamente com Geralda Cristina de Freitas Ramalheiro e Larissa Camerlengo Dias Gomes, sob orientação da vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA da universidade, Helena Carvalho De Lorenzo.

“O projeto tem como objetivo caracterizar a implementação das políticas públicas de apoio à agricultura familiar e à segurança alimentar, bem como apresentar alternativas para melhorar as condições para a aplicação de políticas públicas nos municípios escolhidos por nosso grupo de pesquisa”, explica Bianca.

Ela menciona que a agricultura familiar representa 80% da geração de alimentos, “por isso é tão importante o trabalho”. “Para tanto, a pesquisa tem como foco analisar as políticas públicas desses municípios e, a partir de indicadores, estabelecer condições para caracterizar o desenvolvimento territorial e construir índices de eficácia e efetividade sociais, na segurança alimentar”, detalha.

Helena comenta que se trata de um projeto que vem sendo desenvolvido no PPG-DTMA, e reforça que o objetivo é “analisar como é a gestão dos municípios frente à questão da segurança alimentar e das políticas para a agricultura familiar”. “Estudamos duas regiões do estado de São Paulo: a central, que abrange Araraquara, São Carlos e seus entornos, e a sudoeste, onde se localiza o campus da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar de Lagoa do Sino. Trata-se, portanto, de um estudo em conjunto entre nosso Programa e um grupo que atua lá. Sabemos que nossa região é caracterizada pelo agronegócio, importante para a região e para o país, mas nosso foco é a agricultura familiar, ou seja, aquela que está mais diretamente ligada à população e fornece o alimento mais proximamente para ela”, aponta.

Existem grandes expectativas da docente em relação ao tema abordado no trabalho. “Temos muita esperança de que, aqui no Brasil, os municípios sejam alimentados pelo seu entorno. Claro que existem alguns produtos que precisam vir da grande agricultura – ninguém vai plantar arroz, que é um alimento próprio de grandes empresas -, mas as hortaliças, frutas e legumes podem vir do entorno. É bom para o emprego, para a alimentação e para a segurança alimentar”, finaliza.

Informações sobre o curso de Administração e o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI