202404200933

Notícias

Aluno de Biologia da Uniara analisa participação de docentes e graduandos em projeto de educação para ensinos fundamental e médio

Publicado em: 11/09/2020

O estudante do quarto semestre do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Matheus Heiderich Moreno, foi contemplado com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição por seu estudo, intitulado “Projeto ‘Parceiros da Escola’: a participação de educadores e graduandos do curso de Ciências Biológicas”, que é orientado pela professora Maria Betanea Platzer.

“O presente estudo, que integra as ações realizadas pelo ‘Parceiros da Escola’, tem como objetivo investigar como educadores e alunos universitários, que atuam no Projeto, compreendem as atividades que nele desenvolvem, desde planejamento na universidade até ações realizadas diretamente com os alunos da educação básica. A pesquisa está em processo inicial de desenvolvimento, por meio de leitura e análise de publicações na área de educação ambiental e meio ambiente. Como próxima etapa, faremos as entrevistas. Por isso, não há ainda conclusões a serem partilhadas neste momento”, explica Moreno.

Ele aponta que o estudo “revela-se de suma importância para o debate atual sobre a formação de educandos e educadores do ensino superior e da educação básica, no que se refere a práticas de educação ambiental nos atuais cenários social, cultural, histórico, político e educacional de nosso país”.
Maria Betanea destaca que “a pesquisa a ser desenvolvida poderá contribuir para a parceria entre universidade e educação básica, promovendo o fortalecimento dessas instituições de ensino em se tratando, em especial, da formação inicial dos graduandos, futuros licenciados, sobre questões ambientais em uma perspectiva crítica”. “Nesse cenário, as discussões sobre meio ambiente também se revelam como fundamentais para os alunos da educação básica”, afirma.

Ela comenta que Moreno “tem se empenhado muito nas ações referentes ao ‘Parceiros da Escola’”. “É um orientando interessado na temática Educação e Biologia, participando de forma ativa das atividades propostas desde o início de elaboração do projeto de pesquisa. Estamos muito felizes com a conquista da bolsa”, declara.

Moreno menciona que a pesquisa é de sua autoria, “todavia, ela integra um estudo mais amplo, intitulado ‘Meio Ambiente e Formação Humanitária: uma parceria entre Universidade e Educação Básica’, do qual participam, além de minha orientadora, a coordenadora da graduação, Tereza Kazuko Muraoka, a professora Flávia Cristina Sossae, os técnicos de laboratório Eduardo Donato Alves e Cesar Augusto Feliciano, e alunos do curso”.

Alves, que atua no “Parceiros da Escola”, lembra que “as discussões sobre meio ambiente e educação ambiental são fundamentais em nossa sociedade”. “Assim, pontuamos as ações desenvolvidas pelo Projeto, vinculado à graduação, junto a escolas de educação básica, públicas e privadas, que atendem alunos dos ensinos fundamental e médio, e que estão localizadas em Araraquara e no seu entorno”, finaliza.

Informações sobre a graduação de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI