202010300522

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Aluna da Uniara é contemplada com bolsa de iniciação científica por estudo sobre tratamento de fraturas ósseas por meio da medicina regenerativa

Publicado em: 11/09/2020

“Imobilização da rhBMP em scaffolds de biovidro para aplicação em medicina regenerativa” é o título do estudo da aluna do quarto semestre do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ingridy Alves Vieira, contemplada com uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição. O trabalho é orientado pela professora do programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGB, Mônica Rosas da Costa Iemma.

“O estudo visa a ajudar no tratamento de fraturas ósseas com mais segurança e facilidade. A medicina regenerativa combina os princípios de engenharia de tecido e da biologia para a produção de suportes que possam restabelecer ou reforçar funções dos tecidos e órgãos humanos”, explica Ingridy.

Ela comenta que a engenharia de tecido ósseo “é o campo da medicina regenerativa que incide sobre as opções de tratamentos alternativos para defeitos ósseos envolvendo o desenvolvimento de novos materiais ou dispositivos capazes de realizarem interações específicas com os tecidos biológicos, buscando a utilização de materiais biocompatíveis”. “Os estudos atuais buscam aperfeiçoar esses biomateriais para estimularem uma resposta celular específica, para fornecerem a entrega de células também específicas no local, com o uso de fatores de crescimento e moléculas necessárias para a área que precisa de regeneração. O estudo está em andamento, porém, sem conclusões no momento”, detalha.

Mônica destaca que o projeto de Ingridy “tem relevância pelo seu viés tecnológico por utilizar o biovidro como objeto de estudo”. “Estamos avaliando uma estratégia para melhorar a atividade biológica desse biomaterial, por meio de uma proteína que é capaz de induzir da formação de osso. Como resultado, esperamos tornar esse biomaterial um alvo em potencial na aplicação na medicina regenerativa. Os resultados esperados irão contribuir para a realização de futuros projetos em parcerias com empresas da área de Biotecnologia. Além de sua qualidade, o estudo viabilizará a complementação de um estudo já publicado, gerando uma outra publicação científica, além da divulgação do PPGB e, consequentemente, da Uniara”, destaca.

A orientanda, segundo a docente, “apresenta motivação e tempo para se dedicar ao projeto, fazendo por merecer ter sido contemplada com a bolsa do PIBIC”. “Além de todas as técnicas que irá aprender, contribuindo para sua capacitação profissional, terá a oportunidade de experienciar um convívio em um ambiente de pesquisa”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biologia e o PPGB da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI