202404250423

Notícias

Ex-aluna de Psicologia da Uniara ministra palestra online sobre autoimagem e autoestima para alunos de Medicina

Publicado em: 02/09/2020

Na última segunda-feira, dia 31 de agosto, a ex-aluna do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jaqueline Diniz, ministrou a palestra online “Autoimagem e autoestima, como isso pode estar relacionado com a ideação suicida”. A atividade, voltada aos alunos do curso de Medicina da instituição, foi promovida pelo Diretório Acadêmico Medicina Uniara - DAMU e pela Liga Acadêmica de Saúde Mental e Psiquiatria – LASMEP da graduação. O conteúdo pode ser conferido no link https://bit.ly/3gTJOM4.

“Abordei como a autoimagem pode estar relacionada com a ideação suicida. A autoimagem é como o indivíduo se enxerga, e o valor que ele atribui a si mesmo está diretamente relacionado com os desafios que é capaz de superar, ou seja, determina sua competência para solucionar os problemas do dia a dia. Nos casos de ideação suicida, que se refere ao pensamento ou planejamento de suicídio, essa percepção de si mesmo pode estar distorcida, o que faz o indivíduo acreditar que não possui recursos internos para sair dessa situação”, explica Jaqueline.

Ela comenta que pessoas com baixa autoestima tendem a ser perfeccionistas, possuir ansiedade em comunicar-se e necessidade de agradar os outros, e ter medo de descobrir mais sobre si mesmas. “Um dos principais fatores que interferem na autoestima é o autoconhecimento. É necessário que a pessoa se conheça e tenha consciência de seus limites, potenciais, competências, qualidades e defeitos, para que não fique vulnerável à opinião alheia, de forma que acredite na sua capacidade de superar dificuldades por meio das próprias potencialidades”, esclarece.

Foi muito importante poder falar sobre o assunto, segundo Jaqueline, “já que tantas pessoas morrem por algo que podemos diminuir por meio de informação e acolhimento”. “Os alunos foram bastante receptivos e forneceram um feedback positivo sobre os conteúdos abordados. Fiquei contente por poder participar desse evento muito bacana”, finaliza.

Informações sobre os cursos de Psicologia e Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI