202404240527

Notícias

Artigo com coautoria de pesquisador da Uniara é capa de renomada revista científica

Publicado em: 14/08/2020

Um artigo publicado na revista “MaterialsToday”, que contou com a coautoria do líder e pesquisador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, ganhou destaque na capa do periódico, considerado de alto fator de impacto no meio científico, ou seja, de grande credibilidade, segundo o docente. O conteúdo, em inglês, pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/3bI0K6f.

“É uma revista muito relevante, e o artigo mais importante que já tive publicado em minha carreira. Envolve uma equipe multidisciplinar da Finlândia, do Canadá e da Suíça, e isso coloca a Uniara entre grandes pesquisas mundialmente. O artigo foi aceito em abril, e por decisão da revista, ganhou destaque na capa. É importante porque a possibilidade de colaboração com o chefe do grupo, Orlando Rojas, pode permitir que, posteriormente, nossos alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM, ao qual o Laboratório de BioPolMat é vinculado, possam sair para fazerem um estudo ‘sanduíche’ com eles, ou seja, esse artigo é uma porta para que outros pós-graduandos possam estudar no exterior”, aponta Barud.

Ele explica que as revistas científicas são qualificadas pelo fator de impacto. “Para se ter uma ideia, acima de 3 ou 4, é considerado um bom fator, e o da ‘MaterialsToday’ é 26”, destaca.

O artigo é intitulado “Porous nanocellulose gels and foams: Breakthrough status in the development of scaffolds for tissue engineering”. “É chamado artigo de revisão, desenvolvido quando se usa dados que já estão na literatura, que são compilados em um mesmo artigo. Trata-se da nanocelulose vegetal, que pode ser usada na área médica, por meio de scaffolds, na engenharia tecidual. O que fizemos foi pegar os principais dados da literatura e compilá-los. Portanto, não há uma conclusão específica, por ser um apanhado dos últimos anos”, explica Barud.

Além dele e de Rojas, os outros autores do artigo são Filipe Ferreira, Caio Otoni, Kevin De France, Liliane Lona e Emily Cranston.

Informações sobre o Laboratório de BioPolMat da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/biopolmat, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI