202404190841

Notícias

TCC de aluna da Uniara aborda a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Publicado em: 30/06/2020

Na última semana, a aluna do curso a distância de Gestão de Recursos Humanos da Universidade de Araraquara - Uniara, Tatiane Paula Rosa Ferreira, apresentou, via Google Meet, seu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, intitulado “A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”. O tema foi escolhido após a estudante cursar a disciplina optativa de Língua Brasileira de Sinais – Libras.

“É um tema muito importante, porém, ainda existe muito preconceito e dificuldade nas organizações para que ocorra a inclusão. Minhas considerações finais no TCC foram de que a pessoa com deficiência vem lutado muito para conseguir os mesmos direitos, e as leis existentes facilitam bastante essa inclusão. Na atualidade, os objetivos principais são não haver mais preconceitos ou empecilhos, e que a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho seja realizada não apenas como uma obrigatoriedade, mas sim como uma responsabilidade social”, aponta Tatiane.

A experiência de cursar a disciplina de Libras “foi muito significativa, pois pude entender um pouco mais sobre o idioma e, como parte negativa referente à inclusão e ao preconceito, decidi escolher esse tema para o TCC, para entender mais e me aprofundar nas leis e proteções que existem para se obter a inclusão das pessoas com deficiência”.

O estudo foi orientado pela professora Larissa Camerlengo Dias Gomes. “A Constituição Federal de 1988 garante o direito de trabalho a todo cidadão brasileiro, com deficiência ou não, o que proporciona a equiparação de oportunidades e a integração de cidadãos com deficiência com um convívio social produtivo. Também temos a Lei 8213/1991, que dispõe da garantia de acesso ao trabalho e que informa a totalidade de cargos obrigatórios que são necessários para serem preenchidos nas empresas, e a Lei 13146/2015, que institui a Lei de Inclusão da Pessoas com Deficiência”, detalha a docente.

Isso, de acordo com ela, auxilia na inclusão e na oportunidade de todos, sem discriminação. “É ter seu direito a um trabalho justo. Os instrumentos legais propiciam condições para a materialização da função social das empresas e, além disso, promove o respeito à dignidade da pessoa humana por meio da igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade”, diz.

O coordenador do curso, Gustavo Marques, faz questão de frisar a qualidade dos alunos de cursos a distância formados pela Uniara. “O cuidado com a qualidade dos profissionais é o nosso norte. E essa qualidade está na temática pertinente e atualizada dos temas”, finaliza.

Informações sobre o curso a distância de Gestão de Recursos Humanos da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI