202404252128

Notícias

Docentes da Uniara participam de simpósio online sobre desafios e perspectivas do agronegócio pós-pandemia

Publicado em: 29/06/2020

A gestora pedagógica do Google for Education e coordenadora do curso de Pedagogia a distância da Universidade de Araraquara – Uniara, Mônica Pereira, e o gestor de tecnologia do Google for Education da instituição, João Henrique Gião Borges, participarão do “Simpósio Interinstitucional de Agronomia: desafios e perspectivas do agronegócio pós-pandemia” nesta terça-feira, dia 30 de junho, a partir das 19h, por meio do canal do simpósio no YouTube. O evento é promovido, além da Uniara, por mais sete instituições de ensino superior, sendo elas: IMESB, FAFRAM, FAZU, UEMG, UFTM, ITES e UNIFEB.

De acordo com o portal do evento, o objetivo é discutir temas de relevância para a comunidade técnico-científica e o setor produtivo, em decorrência do atual cenário de dúvidas e incertezas no agronegócio brasileiro.

Com o tema “Tecnologias digitais e estratégias de ensino para otimização da aprendizagem do estudante de Ciências Agrárias”, os docentes - convidados pela coordenadora e pelo professor do curso de Engenharia Agronômica da Uniara, Célia Correa Malvas e Danilo Ricardo Yamane, respectivamente - serão mediados por Luci Faria (UFTM) e Josney Freitas Silva (UEMG / IMESB). O professor da graduação, Geffson de Figueiredo Dantas, será mediador no dia 2, da palestra “Uso de tecnologias na agricultura”.

“Pretendo abordar a inserção das tecnologias digitais para as práticas educacionais e para o ensino-aprendizagem. Vou falar sobre o formato do modelo remoto e quais são as competências que os professores e estudantes precisam ter para trabalhar com essas novas tecnologias. Vou fazer uma reflexão no sentido da inserção das tecnologias para as práticas educativas, pensando nas melhorias e contribuições para o ensino-aprendizagem”, relata Mônica.

De acordo com Borges, “a ideia é falar como, por exemplo, o Google for Education pode fazer para que sejam diminuídas as desigualdades e se consiga fazer um processo de ensino-aprendizagem diferente daquilo que vinha sendo feito antes da Covid-19”. “O mundo mudou radicalmente, prioridades e formas de ação também. As formas educacionais estão nítidas e a Uniara se tornou uma instituição diferente depois disso. Todos estão debatendo o que vamos fazer com tudo isso que aconteceu e esse simpósio é justamente para discutirmos ideias”, relata.

“Eu e a professora Mônica também vamos falar sobre como a nossa experiência com o Google for Education pode melhorar um pouco o cenário que tínhamos na universidade. Passamos de tudo presencial para tudo online/remoto em um período de, no máximo, dez dias. E, agora, quando começarmos a voltar, será um processo híbrido entre coisas presenciais e online. Pretendo falar desse ‘novo normal’, do novo ponto médio de equilíbrio entre quem tem acesso a tudo e quem não tem acesso a nada, sobre como as instituições podem fazer tudo isso e como podemos trazer para esse novo mundo boa parte das pessoas que estão em situações de desamparo tecnológico”, explica o docente.

Célia ressalta que os “objetivos do simpósio são discutir temas importantes do agronegócio na atualidade e as perspectivas para o futuro, e integrar os alunos com a realidade do setor agropecuário, o que contribui para sua formação”. “Diversos palestrantes de grande conhecimento do setor participarão trazendo informações aos participantes”, completa.

Dantas afirma que esse é “o maior evento regional interinstitucional de agronomia, que reúne convidados de destaque do agronegócio para um bate-papo online sobre as perspectivas e os desafios do setor produtivo agronômico da nossa região, e oportunidades de desenvolvimento de carreira no agronegócio”.

“Na palestra que mediarei, o assunto abordará o uso de Robôs, Ferramentas de Gestão, Biotecnologia e Agricultura de Precisão. Sabemos que os avanços e a modernização no setor agrícola não param. Essas tecnologias vieram para facilitar a vida do produtor rural, a fim de dinamizar o serviço e gerar mais rentabilidade, além de técnicas que contribuem para uma agricultura sustentável e cada vez mais produtiva”, finaliza ele.

Mais informações sobre a Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Clique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /