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Por meio do PET – Saúde/Interprofissionalidade, docentes e alunos da Uniara colaboram com abertura dos prontuários da população atendida por USF

Publicado em: 22/06/2020

Na última sexta-feira, dia 19 de junho, os integrantes das Estratégias “Saúde da Pessoa Idosa” e “Território”, do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET – Saúde/Interprofissionalidade, que conta com docentes e estudantes de cursos da área da saúde da Universidade de Araraquara - Uniara, estiveram na Unidade de Saúde da Família - USF “Nair Damásio Claudino” para colaborarem com a abertura dos novos prontuários físicos da população atendida pela Unidade, de acordo com a territorialização iniciada em janeiro de 2019.

“A USF foi inaugurada em dezembro de 2019 e conta com a colaboração das equipes PET para a estruturação física dos seus documentos e, assim, proporciona a otimização do atendimento à população. O trabalho contou com a participação de agentes comunitários de outras Unidades de Saúde e profissionais da rede que iniciaram um importante trabalho conjunto, colaborativo e em equipe”, relata a docente do curso de Fisioterapia da Uniara e tutora da Estratégia “Saúde da Pessoa Idosa”, Andréa Corrêa Carrascosa.

Ela explica que o território do bairro Jardim Victório de Santi, onde está localizada a USF, “é local de aplicação de parte das ações propostas pelo PET Saúde/Interprofissionalidade de Araraquara, e contará com outras atividades direcionadas à população e à equipe de saúde daquela Unidade”.

 

PET – Saúde/Interprofissionalidade

“O Programa foi construído por meio de uma parceria entre a Uniara - cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Medicina -, Unesp - cursos de Farmácia e Odontologia - e a Secretaria Municipal de Saúde, e financiado pelo Ministério da Saúde - edital GM/MS nº10/2018. É um projeto coordenado pelo professor Ayrton Valsecki Junior, da faculdade de Odontologia da Unesp, e com a participação de vários docentes das duas universidades”, detalha a tutora.

O PET – Saúde/Interprofissionalidade foi construído “com o objetivo de desenvolver e implementar ações de educação interprofissional - EIP, que é o processo no qual duas ou mais profissões da saúde aprendem com, para e sobre a outra, como forma de desenvolverem a colaboração por meio de um processo de aprendizagem compartilhada e com a finalidade de se melhorar a qualidade dos serviços em saúde”. “A prática colaborativa é a chave da EIP, na qual os profissionais de saúde, com diferentes formações, desenvolvem um trabalho amplo e integrado com usuários do sistema de saúde”, finaliza Andréa.

Outras informações sobre o Programa estão disponíveis no link https://bit.ly/3era3ZQ.

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