202404250250

Notícias

Com ajuda da tecnologia durante o curso, egresso de Direito da Uniara, com deficiência visual, recebe carteira da OAB

Publicado em: 29/05/2020

Na última semana, o egresso do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, Antônio Cezar Antunes Ribeiro, que é portador de deficiência visual, recebeu sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, em Américo Brasiliense. Segundo ele, a tecnologia o ajudou muito a concluir seus estudos. 

A pandemia de coronavírus – Covid-19 adiou suas intenções iniciais em relação à nova profissão, mas os estudos nunca saíram de seus planos. “Por hora, continuo estudando, porque advogado não pode jamais deixar de estudar. Mas a pandemia atrapalhou todos os meus planos para início de carreira, quer trabalhando autonomamente, quer pensando em um cargo público por meio de concurso, de maneira que a única coisa a ser feita no momento é aguardar que isso passe para ir à luta outra vez”, reflete Ribeiro.

Ele analisa que, no entanto, a advocacia é uma profissão bastante dinâmica e pode abrir muitas portas em diversos campos profissionais. “Então, acredito que, se eu conseguir vencer o preconceito e as dificuldades que aparecerão no meu caminho, ainda poderei me realizar profissionalmente em algum campo do Direito”, declara.

As limitações são numerosas, de acordo com o ex-aluno. “Muitos dos serviços oferecidos para advogados ou necessários ao pleno exercício da profissão não são pensados para advogados cegos. Só para dar um exemplo básico, não consigo sequer emitir a carteira de identidade digital da OAB porque o aplicativo para Android não foi desenvolvido tendo em mente que haveria advogados cegos que gostariam de fazer uso dele. Mas as limitações vão muito além disso, claro”, comenta.

Ainda assim, para receber sua carteira da OAB, a dedicação foi grande. “Fazer uma universidade é sempre uma grande oportunidade. Mas posso afirmar que, se consegui me desempenhar satisfatoriamente durante a graduação, é porque sou um usuário avançado em tecnologias, e pude, por conta disso, tirar o máximo proveito na utilização delas e cursar a graduação sem muitas dificuldades com esses recursos. Hoje em dia, há muito material acessível na internet para que os deficientes visuais possam estudar com relativa tranquilidade e consigam com isso realizar seus sonhos”, diz Ribeiro.

Em relação à graduação de Direito da Uniara, “fui de corpo e alma para ela, me dedicando o máximo possível e com todas as minhas forças e energias, e isso me ajudou a terminar a graduação com uma média de notas que considero satisfatória, além de permitir que eu pudesse passar no exame da OAB na primeira oportunidade em que fiz a prova, uma vez que o exame da OAB tem fama de ser bastante difícil e apresentar números bastante altos de reprovação”.

O egresso conta que, até conquistar a bolsa do Prouni, jamais havia pensado em cursar uma instituição de ensino superior, “muito menos em ser advogado”. “Foi só depois de saber minha nota no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e vislumbrar a possibilidade da bolsa, que comecei a pensar na hipótese, e então terminei optando pelo Direito”, revela.

Para o coordenador de projeto do Departamento de Ciências Jurídicas da Uniara, Edmundo Alves de Oliveira, “é importante ressaltar a qualidade de Ribeiro”. “É um orgulho que a coordenação - comandada pelo Fernando Passos - e eu, como professor, sentimos em tê-lo como aluno. Ele se mostrou interessado, proativo e um excelente estudante”, finaliza.

Informações sobre a graduação da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI