202404181009

Notícias

Coordenadora de Medicina Veterinária da Uniara participa de live sobre análise do agronegócio em meio à pandemia

Publicado em: 21/05/2020

Nesta quarta-feira, dia 20 de maio, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Araraquara – Uniara, Carolina Togneri de Souza, foi uma das convidadas da live “Análise sobre o agronegócio em meio à pandemia”, promovida pelo site Araraquara Agora. O conteúdo pode ser acessado no link https://bit.ly/2Zpg059.

“Foi muito interessante porque contamos com profissionais atuantes em diversas áreas do agronegócio, que falaram sobre a parte de implementos agrícolas, maquinários e suportes na agricultura de Araraquara e região. Eles também explanaram sobre cana-de-açúcar, usinas, safras, entressafras e tudo que o mercado sucroalcooleiro está sofrendo coma pandemia de coronavírus – Covid-19, relacionado à queda dos preços dos combustíveis e, ao mesmo tempo, a abertura para novas culturas como açúcar, arroz e feijão”, relata Carolina.

Ela afirma que o evento “foi extremamente proveitoso porque abriu a visão sobre o quão importante a medicina veterinária é, neste momento, assim como a universidade estar interligada com parceiros para aumentar o desenvolvimento de ciência, e impulsionar Araraquara e região com todo esse comércio, de forma a termos produtos com qualidade e quantidade, o que otimiza o desenvolvimento da produção, seja lá de qual produto for, dentro da área da agropecuária”.

Também foram verificadas, de acordo com a docente, as questões, no município, da indústria do suco de laranja, dos produtores, do mercado internacional e das exportações, “além de quanto o Brasil é considerado um ícone na questão agropecuária de exportação de qualidade de produtos, e o quanto isso tem aumentado por conta da pandemia, pois temos tecnologia, ciência e infraestrutura suficientes para termos bons produtos e suprirmos as necessidades nacionais e regionais”. “E exportarmos com qualidade justamente para países que estão sofrendo com a questão de abastecimento de insumos básicos”, comenta.

Mediante as diversas vertentes que foram discutidas, outro ponto abordado na live, segundo Carolina, “foi o quanto o agronegócio, apesar de ter tido uma queda no país, voltou e se estabilizou de maneira crescente, tendo uma significância de mais de 23% do Produto Interno Bruto - PIB, onde 40% de tudo que é exportado é relacionado a produtos agropecuários – grãos, carne, derivados etc.”. “Também falamos sobre os pequenos produtores de Araraquara e região e a importância de sua valorização, com o consumo de seus produtos, visto que acabam sofrendo coma pandemia e com as grandes indústrias que os ‘engolem’. É deles que vem o sustento da nossa região e do nosso comércio”, diz.

A docente aponta que essas questões estão envolvidas com a universidade,“com a graduação de profissionais qualificados juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, que é um parceiro na parte de capacitação técnica”. “Há médicos veterinários e agrônomos formados em nossa universidade, e nossa pós-graduação, com o desenvolvimento de pesquisas de nossos alunos desde a graduação, auxilia na melhora de todas as questões relacionadas a manejo de animais e desenvolvimento de máquinas e insumos para essa parte do agronegócio da região, o que ajuda até os pequenos produtores. A Uniara está de portas abertas às empresas e aos pequenos produtores para desenvolvermos projetos junto aos nossos estudantes, que podem oferecer trabalhos que corroborem para o desenvolvimento dessa indústria do agronegócio”, destaca.

A relevância do médico veterinário como responsável técnico no desenvolvimento de questões relacionadas à agropecuária na região também foi ressaltada por Carolina. “Foram analisados o quão importante é a formação de profissionais antenados no mercado de trabalho e o quanto o curso de Medicina Veterinária, dentro dos nossos projetos de pesquisa e extensão, da Clínica Veterinária e da Fazenda-Escola, estimula os alunos e mostra a eles a necessidade das especializações das áreas de melhoramento genético, biotecnologia, desenvolvimento de produtos de origem animal e tantas outras vertentes que tangem o leque de especialidades dentro da carreira. Isso é passado para os estudantes desde o primeiro ano, e a live mostrou o quão importante é o médico veterinário neste momento de pandemia, no desenvolvimento de trabalho, de comida e de sustentabilidade para a região e para o país”, reforça.

Por meio da discussão, foi uma oportunidade única para os estudantes se estimularem ainda mais,segundo a coordenadora,“para que tenham uma visão geral e única a respeito do mercado do agronegócio e da agropecuária, sejam valorizados e encontrem seu lugar no mercado”. “É uma profissão em ascensão mediante à necessidade básica – não comemos chip de computador ou plástico, mas carne e legumes, e tomamos leite –, e o médico veterinário está inserido no desenvolvimento de todas essas etapas, e consegue desenvolver seu trabalho como responsável técnico, médico clínico e desenvolvedor de tecnologia e biotecnologia em diversos outros segmentos que também estão relacionados ao agronegócio e à agropecuária”, finaliza.

Informações sobre o curso de Medicina Veterinária da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI