mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Docentes e doutorandos da Uniara têm artigo aceito para publicação na revista Brazilian Journal of Development

Publicado em: 20/05/2020

O líder e pesquisador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, e o doutorando do Programa, Henrique Croisfelts, além do docente colaborador do PPGB-MRQM, Ricardo Bonotto, e da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA, Geralda Cristina Freitas, tiveram um artigo aceito para publicação na revista “Brazilian Journal of Development”.

O título é “Redes de inovação, cooperação universidade-empresa e spin off: estudo de caso Café Consciência”. “Os autores somos eu e Croisfelts. Geramos um manuscrito para essa revista referente a uma ação que fizemos na cidade, o ‘Café Consciência’, que é uma rede que formamos para pesquisadores que queiram se tornar empresários. Começou há três anos, com reuniões periódicas mensais, onde discutíamos temas relacionados ao empreendedorismo”, relembra Barud.

Ele conta que o artigo faz parte da tese de Croisfelts, “que é tentar entender por que o pesquisador empreende pouco e, a partir disso, qual é a propulsão que o ‘Café Consciência’ tem em incentivar a criação de novas startups”. “No final, o ‘Café Consciência’ teve êxito: dentro desse período, algumas empresas foram financiadas pelo projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP - uma linha chamada ‘Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE’ -, além de seremincentivadas dentro do ‘Café Consciência’”, detalha.

Bonotto acrescenta que “o artigo acaba mostrando a importância de se criar mecanismos que são elos entre a universidade e as empresas, principalmente no que tange à promoção da inovação”. “Isso faz com que a famosa tríplice hélice, ou seja, a interação entre governo, empresa e universidade seja potencializada, e é neste sentido que o ‘Café Consciência’ atua, com resultados efetivos”, finaliza.

Informações sobre o Laboratório de BioPolMat, do PPGB-MRQM e do PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br.

Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /