202103021443

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Notícias

Curso de Publicidade da Uniara disponibiliza podcast sobre mercados que cresceram durante a quarentena

Publicado em: 12/05/2020

O curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de sua revista eletrônica “CMIQuê?”, disponibilizou o podcast “Mercados que cresceram durante a quarentena”. Os interessados podem ouvir o conteúdo pelo link https://bit.ly/2SXm9kY.

“Alguns dos mercados mudaram bastante porque a forma de consumo mudou. É óbvio que o delivery aumentou muito praticamente em todos os segmentos, inclusive naqueles que não trabalhavam com esse serviço.Um dos que cresceu bastante foi o do entretenimento: as vendas de games aumentaram demais, para celulares ou consoles. O investimento, até um mês antes de a pandemia de coronavírus – Covid-19 se consolidar, teve um aumento de verba publicitária de 300%, ou seja, houve esse retorno, já pensando nas pessoas que ficariam em casa entediadas”, avalia Arroyo.

Outro mercado que cresceu bastante, segundo ele, foi o de lives, principalmente musicais. “Existem algumas marcas, como de cerveja, que patrocinam essas lives com cantores populares, principalmente sertanejos, e isso gera uma exposição muito grande, o que garante um alto retorno no que diz respeito à imagem”, diz.

Outro segmento que cresceu bastante foi o de streaming, de maneira geral, de acordo com o docente, e “os serviços de TV por assinatura também cresceram justamente porque as pessoas estão ficando mais tempo em casa”. “O número de empresas que se cadastrou no iFood também aumentou. É uma forma de venderem, principalmente no que diz respeito à alimentação rápida. Algumas empresas, como de marmita, por exemplo, trabalham com entregas diretas, e até mesmo restaurantes que não trabalhavam com isso, também aderiram”, comenta Arroyo.

Uma empresa do ramo da floricultura também é destacada pelo professor. “Ela está há pelo menos trinta anos no mercado, e trabalhando há vinte anos com vendas online. Entregava cerca de 1100 pedidos diários – a grande maioria, de flores -, e hoje faz cerca de 2600 entregas, ou seja, seus serviços mais do que dobraram, e como ela já atuava nas vendas online, não precisou se readequar muito ao sistema. Foi mais uma questão de contratar mais funcionários”, explica.

O mercado pet também ganhou maior espaço durante a pandemia, “principalmente porque o cachorro está saindo menos de casa, e existem alguns produtos necessários, especialmente de higiene, como fraldas e tapetes higiênicos”. “Uma indústria do ramo fabricava esses produtos para grandes franquias – cerca de 1500 peças por mês – e teve um aumento de 20% em função da pandemia”, observa o docente.

Para a publicidade, essas questões são muito importantes, segundo Arroyo, “porque o aluno ou o profissional da área precisam estar atentos, sendo que nunca tivemos uma mudança tão grande de cenário como a que está ocorrendo”. “Temos uma mudança de comportamento de consumo e de prioridades, e também nas plataformas de e-commerce. Uma das principais, o Mercado Livre, aumentou muito seu trabalho com logaritmos: você praticamente entra para visualizar um produto e já recebe, em questão de minutos, informações sobre aquilo, inclusive com desconto e com entregas rápidas e sem custo adicional”, destaca.

Arroyo reforça que conversam muito com os alunos sobre o que irá mudar e o que vai ficar. “A única certeza que temos é que não será como antes. Assim como aumentou a forma de consumo online por meio das plataformas digitais, pode ser que tenha uma pequena variação, mas será uma tendência, principalmente em relação à forma de fazer a compra de uma comida, por exemplo. Talvez mude um pouco o fluxo de pessoas na rua após a quarentena. Também não sabemos se seu comportamento será mais conservador ou mais ativo após este período. É um momento de estudo e reflexão para tentarmos entender como o consumidor está se adaptando a essa nova forma”, finaliza.

Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI