202404252005

Notícias

Uniara disponibiliza podcasts sobre economia, saúde e e-commerce

Publicado em: 08/05/2020

A Universidade de Araraquara, por meio da Rádio Uniara FM, iniciou a produção de podcasts com informações importantes para este momento pelo qual o país está passando com a pandemia de coronavírus – Covid-19. Atualmente, já estão disponíveis três episódios, que podem ser acessados no endereço soundcloud.com/uniara-fm-radio. O primeiro deles, com a médica e coordenadora pedagógica do curso de Medicina da universidade, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, fala sobre cuidados e o atual momento da saúde no Brasil devido à Covid-19. O segundo episódio, com o coordenador da graduação de Economia, Ademil Lucio Lopes, trata do momento econômico do país e das precauções que se deve ter com os gastos. No terceiro, com o professor do curso de Publicidade e Propaganda da Uniara, Samuel Gatti Robles, o assunto abordado foi marketing digital, abordou o “PP Ação Humanitária” e como as empresas podem se adequar às vendas online, o e-commerce.

Cynthia adorou a iniciativa de a universidade também oferecer essa opção de informação. “O formato de podcasts é um jeito de divulgação que pode ser ouvido com um certo conforto, onde, quando e quantas vezes a pessoa desejar. É uma forma nova que se abre neste momento em que estamos vivendo, com uma facilidade incrível, por exemplo, de ouvir no carro, no celular etc. De todas as vantagens, acredito que essa seja a principal. O podcast é uma forma rápida, segura e absolutamente confortável de se transmitir e receber informações. Acredito que a tendência é que isso se torne mais popularizado. A desvantagem, a meu ver, são as possíveis fake news, já que alguém com o mesmo timbre de voz pode se passar por outra e acabar espalhando inverdades por aí. O ideal é sempre ouvir podcasts de fontes e veículos confiáveis”, ressalta a coordenadora.

Para Lopes, “é uma forma simples, direta e eficiente de comunicação, porque você pode estar fazendo qualquer outra coisa e ouvir, quantas vezes quiser e for preciso, o conteúdo”. “Acredito que, neste momento de incerteza e insegurança, conseguir oferecer informação de qualidade e gabaritada, de pessoas que têm domínio sobre as suas áreas de atuação, é fundamental. A iniciativa da Uniara é muito louvável, pois está trazendo o que há de melhor entre os profissionais que fazem parte dessa nossa grande instituição para levar conhecimento de forma prática, simples e eficiente para as pessoas”, comenta ele.

Segundo Robles, “é muito interessante e importante a Uniara entrar nesse segmento, visto que é uma alternativa para dar uma vida mais longa aos conteúdos, enquanto na rádio você veicula um assunto e ele se perde no tempo, e as pessoas não têm mais acesso depois”. “Com a ideia do podcast, conseguimos perpetuar os conteúdos por um bom tempo. Como sou um ‘podcaster’ há oito anos, sou um grande entusiasta do formato. Acredito que estamos vivendo o bom momento dessa plataforma. Muitas empresas de informação já entraram no formato podcast e a Uniara também entrou no momento certo”, completa o docente.

O jornalista responsável pela produção dos posdcast, Lucas Massei, conta que a ideia do “A Uniara é mais informação”. “surgiu com a necessidade de mostrar a atuação da universidade junto com a sociedade durante esta pandemia”. “Então, o objetivo inicial é poder apresentar nesse formato, assuntos pertinentes como saúde, economia, educação e prestação de serviços. O podcast tem um caráter bem informativo, além do diferencial de ser armazenado em uma plataforma digital, para que a pessoa tenha liberdade de ouvi-lo em casa, no celular ou até mesmo no carro. Na produção, conduzo um bate papo com o entrevistado, que me atende sempre em mídias remotas, para manter o distanciamento. Logo após, esse material é editado em home office e finalizado na Rádio Uniara FM”, explica.

Massei informa que “o material pode ser acessado na plataforma Sound Cloud, inclusive sendo disponibilizado para download”. “São conteúdos mais dinâmicos e objetivos, que já deram retornos positivos por parte de quem ouviu. Apesar de todo trabalho com as aulas e demais responsabilidades à distância, o trabalho só tem sido possível com a colaboração dos coordenadores e professores dos cursos da Uniara”, relata.

Para a assessora de imprensa da Uniara, Natalia Nunes, “a tecnologia na comunicação, principalmente neste período de pandemia, além de aproximar as pessoas que estão distantes, também deve oferecer informações importantes de como passar por essa situação de uma maneira mais leve, além de oferecer orientações sobre saúde, educação, exercícios, home office, home learning, economia etc.”. “De uma hora para outra, as pessoas se viram ‘trancadas’ dentro de casa e, com isso, se tornou necessário informações de qualidade para manter corpo e mente sãos. O ‘Uniara é mais informação’ foi uma ideia que surgiu em conversa com o jornalista da Rádio Uniara FM, Lucas Massei, sobre formas diferentes e eficazes de divulgarmos os conteúdos acadêmicos que são produzidos diariamente na universidade. No meio da conversa, ele sugeriu a produção de podscasts. Amadurecemos a ideia e começamos as produções. Os podcasts foram pensados para que a pessoa pudesse ter acesso a esses conteúdos de forma simples, rápida e eficiente, como por exemplo, podendo ouvir em qualquer hora e lugar. A experiência do Lucas nas áreas radiofônica e jornalística fez muita diferença na hora de direcionar e montar os conteúdos”, conta a assessora.

Natalia destaca também que todo esse conteúdo é resultado de um trabalho em equipe, que reúne profissionais de comunicação de diversos setores da universidade. “Esse projeto de comunicação integrada só existe porque todos eles abraçaram a ideia. Meu agradecimento especial aos profissionais da TV – Cristina Bertozzi, Eduardo Paolillo, Fagner Pereira e Vagner Palombo -, da Rádio Uniara – Lucas Massei e Vitor Hugo Franceschini, que também atuam na TV Uniara -, e do departamento de Marketing – Luiz Paulo Viccola e Paula dos Santos”, finaliza ela.

Além do soundcloud.com/uniara-fm-radio, os conteúdos divulgados podem ser acessados pelos links: facebook.com/imprensauniara, facebook.com/tvuniara, facebook.com/Uniara, youtube.com/tvuniaraararaquara, youtube.com/rsuniara, instagram.com/uniara e Twitter @ImprensaUniara e @uniara. Outras informações podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI