202404260600

Notícias

Coordenador do curso de Engenharia Civil da Uniara destaca nichos e tendências da carreira

Publicado em: 06/05/2020

A engenharia civil não para de buscar novidades na área, em diversos aspectos. O coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara – Uniara, José Eduardo Quaresma, aborda alguns nichos da carreira e comenta sobre a demanda desses profissionais durante e após a pandemia de coronavírus – Covid-19.

“Existem vários nichos, tais como as questões voltadas à sustentabilidade das obras, que têm sido cada vez maiores na construção civil. Trata-se de um tema cada vez mais discutido em nossa sociedade e valorizado pelo mercado em geral. Destaca-se como uma forma de atender às exigências dos consumidores e de diminuir os danos causados ao meio ambiente”, ressalta o docente.

Ele explica que esse tipo de diferencial também agrega melhor eficiência energética e longevidade às obras. “Como tema de sustentabilidade, podemos mencionar o uso de painéis fotovoltaicos - painéis solares - para a produção de energia renovável. Já é uma inovação que se tornou comum nas construções brasileiras, aumentando 560% em dois anos, com destaque para os filmes fotovoltaicos orgânicos”, comenta.

No contexto global da engenharia civil, outra tendência, segundo o professor,é o uso de drones para assessorar os trabalhos de várias áreas da construção civil. “Dentre elas, podemos elencar várias atividades,como fiscalização de obras; inspeção predial em geral;mensuração de áreas rurais e urbanas para cadastros fundiários; publicidade e material visual para venda de imóveis; locação de obras – GPS etc.”, detalha.

Outro segmento muito importante, de acordo com Quaresma, é a construção industrializada com o uso de impressoras 3D. “Esse segmento vem ganhando bastante espaço, pois elas permitem construir peças personalizadas pré-moldadas de forma rápida e sem desperdício de materiais. Hoje, já é possível construir uma casa de pequeno porte, bem como suas peças, utilizando esse equipamento”, diz.

E de maneira geral, mesmo com as atuais dificuldades que o mundo enfrenta devido à pandemia, as oportunidades para o engenheiro civil devem ser grandes após este período, na visão do coordenador. “Devido à crise econômica instalada, a demanda de profissionais de engenharia civil no mercado encontra-se diante de um cenário de incertezas. Neste contexto, alguns índices apontados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC assinalam que a crise poderá surtir efeitos no setor da engenharia civil e do ramo imobiliário, tanto a curto, quanto a longo prazo. Embora a pandemia afete a economia como um todo, as tendências para demanda de profissionais de engenharia, bem como de prestação de serviços, será um dos alicerces para a recuperação econômica”, finaliza Quaresma.

Informações sobre o curso de Engenharia Civil da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI